You are currently viewing Vereador tenta levar  água e esgoto para o Paiolzinho

Vereador tenta levar água e esgoto para o Paiolzinho

Vereador Luiz Tenório (centro) busca saída para o PaiolzinhoO vereador Luiz Tenório de Melo (PR) está tentando viabilizar a instalação da rede de água e coletora de esgoto nas Ruas Maria Dias Maciel e Wesley de Abreu Ferreira, no Sítio Paiolzinho, no Cambiri. O assunto fora tratado em reunião no final do mês passado (foto), na Prefeitura Municipal, na Vila Romanópolis. Além de Tenório, participaram do encontro os secretários municipais, Silas Faria de Souza (Planejamento) e Antonio Carlos dos Santos Ferreira, o Carlinhos (Obras), o gerente regional da Sabesp, Roberto Fumio Hatakeyama e moradores.

Em todo caso, apesar do esforço de Luiz Tenório e de representantes do Poder Executivo, o engenheiro Roberto Fumio afirmou que a Sabesp não pode colocar água no bairro, no momento, por tratar-se de uma Área de Proteção de Manancial (APM). Ainda, segundo ele, a saída para resolver esse impedimento legal seria as autoridades locais, regionais e estaduais mudarem a legislação atual, ou seja, a Prefeitura da cidade fazer a alteração de zoneamento e, ao mesmo tempo, providenciar a regularização fundiária do bairro. Para tanto, o vereador pedirá apoio ao deputado estadual, André do Prado (PR).

Por sua vez, Silas Faria disse que a administração vai buscar os meios cabíveis com a meta de provar aos órgãos ambientais estaduais que a legalização do Sítio Paiolzinho não tratará danos ambientais, tendo em vista, configurar-se uma área habitada havia bastante tempo, isto é, ser um quadro pontual. O secretário de Planejamento admite inclusive verificar a possibilidade de aplicar-se ao caso a norma estadual denominada de Cidade Legal. “O fato é que a Prefeitura tem interesse em sanar o problema em benefício dos mais de 300 moradores do bairro”, garante Silas Faria.

Já o titular da pasta de Obras, Carlinhos anunciou que dentro de três meses o  governo municipal vai iniciar a colocação de guias, sarjetas e asfalto no Sítio Paiolzinho. A obra inclui também a construção de um escadão hidráulico. Para os moradores, a ação da Prefeitura Municipal deverá pelo menos minimizar o drama da falta de infraestrutura no bairro.  Aliás, apesar das barreiras que precisam ser derrubadas do ponto de vista da legalidade, com a ajuda de Tenório, os habitantes do Sítio Paiolzinho confiam na conquista das benfeitorias tão esperadas. Hoje, o local já dispõe de luz elétrica.