You are currently viewing Alunos do Instituto Andrade conhecem à Câmara Municipal

Alunos do Instituto Andrade conhecem à Câmara Municipal

Diretor-geral Legislativo, Alexandre Balbino (1º dir) e o contador Walter da Costa (esq) explicam o funcionamento da Câmara Municipal a estudantes do AndradeEstudantes do ensino médio do Instituto Educacional Andrade situado na Vila Corrêa, em Ferraz de Vasconcelos, visitaram a Câmara Municipal na manhã desta sexta-feira, dia 30. Na Casa, os alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio foram recepcionados pelo diretor-geral Legislativo (1º dir) Alexandre Balbino Rosa e pelo contador Walter Victória da Costa. Com isso, os ilustres visitantes conheceram o plenário, os gabinetes e o setor administrativo.

Além disso, os alunos acompanhados dos professores Cristina Menezes (História), Alex Rocha (Literatura) e Evandro Cabral (Filosofia e Sociologia) aproveitaram para assistir a audiência pública das metas fiscais referentes ao 1º quadrimestre deste ano pelo município. Aliás, a presença de estudantes e de seus orientadores foi saudada pelo presidente da Comissão Permanente de Orçamento, Finanças e Contabilidade (CPOFC), Marcos Antonio Castello (SDD), o Ratinho.

A visita ao Poder Legislativo foi uma maneira encontrada pelos professores para estimular os estudantes a compreender melhor o papel de cada vereador e, ao mesmo tempo, tomar ciência de como funciona o cotidiano da Casa de Leis. “A nossa meta é possibilitar que os alunos possam interagir mais com a política local”, disse o professor Evandro Cabral. Ele adiantou ainda que a próxima investida será conhecer a Prefeitura Municipal, na Vila Romanópolis e o Fórum Distrital, no Tanquinho.

Como existe em vigor o projeto “Vereador por Um Dia” criado, em 1997, pelo então vereador e falecido na última segunda-feira, dia 26, Alfredo Walter Regner, o Dr. Alfredo, o vereador Clenilson Lima Dias (PSDB), o Quequê sugeriu que os estudantes procurem à presidência para agendar uma data e, com isso, viverem a experiência de tornar-se um vereador por um dia. A iniciativa visa, exatamente, permitir a transformação de alunos da rede pública e particular em representantes temporários do povo. Enfim, sentir na pele as dificuldades diárias no exercício da vereança.

                                               Empolgação

Estudantes Milena Almeida (dir) e Rafaella de SouzaA estudante do 2º ano, Paula Miron afirmou que ficou contente com o que presenciou na Câmara Municipal. Segundo ela, essa foi à primeira vez em que esteve no Poder Legislativo, porém, a partir de agora pretende vir mais vezes. A também colega de 2º ano (1ª dir) Milena Almeida Barboza garantiu que gostou da visita, sobretudo, por ficar sabendo como é investido o dinheiro público. Já (1ª esq) Rafaella Antunes de Souza destacou que achou um pouco confuso, principalmente, a audiência pública das metas fiscais, mas, considerou válida a experiência.

Falando em nome da Mesa Diretora da Câmara Municipal liderada pelo vereador Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, o diretor-geral Legislativo, Alexandre Balbino agradeceu a participação dos alunos e professores do Instituto Educacional Andrade. A torcida, de acordo com ele, é que visitas semelhantes ocorram com muito mais frequência. Afinal, a Casa estará sempre de portas abertas para receber a sociedade em geral.

Por Pedro Ferreira.