You are currently viewing Projeto prevê Semana Monteiro Lobato de Literatura Infantil

Projeto prevê Semana Monteiro Lobato de Literatura Infantil

Presidente da Câmara Municipal, Fabinho exalta o Poder ExecutivoPor iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, vereador (foto) Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, o município deverá criar a “Semana Monteiro Lobato de Literatura Infantil”. Com isso, o evento será comemorado todos os anos de 15 a 21 de abril, com especial destaque para o dia 18 data de nascimento do famoso escritor brasileiro, em Taubaté, no Vale do Paraíba (SP). José Bento Renato Monteiro Lobato é considerado um dos mais influentes autores nacionais do século XX.

Pelo projeto de lei apresentado por Fabinho, na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 05, a “Semana Monteiro Lobato de Literatura Infantil” visa incentivar a apresentação de peças teatrais, a leitura de obras do próprio autor, assim como, de outros escritores infantis, poesias, além de outras atividades intelectuais. Após ser votado em dois turnos pelo Legislativo e depois sancionado pelo Executivo, o texto terá um prazo de 60 dias para ser regulamentado, a partir de sua publicação. Já o processo de votação deve começar nas próximas sessões ordinárias.

Para Fabinho, a “Semana Monteiro Lobato de Literatura Infantil”, de Ferraz de Vasconcelos será uma oportunidade para que as crianças possam cada vez mais conhecer e valorizar o ilustre mestre da literatura brasileira e, ao mesmo tempo, estimular a busca por mais conhecimento que faz parte do acervo de grandes bibliotecas em geral. “Tenho certeza que o nosso projeto receberá o apoio da Casa e, sobretudo, deixará a nossa população agradecida pela instituição do evento”, complementa Fabinho.

Entre as obras que fazem parte da trajetória literária de Monteiro Lobato destaca-se A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, O Pica-Pau Amarelo, Fábulas do Marquês de Rabicó e Memórias de Emília. Formado em Direito, contista, ensaísta e tradutor, o autor exerceu ainda a função de promotor público até tornar-se fazendeiro pela herança deixada por seu avô. Além de ser o precursor da literatura infantil nacional, o escritor notabilizou-se por sua defesa pela exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras. O livro O Escândalo do Petróleo simboliza o seu nacionalismo.

Por Pedro Ferreira.