You are currently viewing Luiz Tenório conhece área de transbordo Volta Fria em Mogi das Cruzes

Luiz Tenório conhece área de transbordo Volta Fria em Mogi das Cruzes

Vereador Luiz Tenório (centro) conversa com representantes da CS Brasil no Transbordo da Volta Fria em Mogi das CruzesEm busca de uma solução definitiva para o problema do transbordo de lixo nas dependências do Cemitério do Cambiri, no Parque Imperial, em Ferraz de Vasconcelos, o vereador Luiz Tenório de Melo (PR) conheceu a instalação de equipamento semelhante no bairro da Volta Fria, em Mogi das Cruzes, na manhã desta sexta-feira, dia 29. Na visita, ele (foto-2º esq) estava acompanhado do secretário municipal de Serviços Urbanos de Ferraz, Marcelo Petegrosso Pereira e do vereador mogiano, Emerson Rong, o Emerson do Posto (PR).

No local, onde a empresa CS Brasil do grupo Júlio Simões faz a transferência diária de lixo domiciliar e depois transporta para a Unidade de Tratamento e Gestão de Resíduos Sólidos (UTGR), em Jambeiro, no Vale do Paraíba, há mais de 200 km, a comitiva ferrazense pôde constatar que a área de transbordo mogiana ao contrário da de Ferraz de Vasconcelos encontra-se localizada num espaço apropriado e, portanto, sem causar impacto a sua vizinhança. Mesmo assim, o local passa por reforma.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcelo Petegrosso disse que a situação existente no município não tem a mesma chance de arranjar uma solução como aconteceu, em Mogi das Cruzes, já que, não existem áreas disponíveis na cidade para abrigar tal finalidade. Em todo caso, ele afirmou que a Prefeitura Municipal está tentando encontrar uma área adequada para fazer a mudança do local de transbordo que tanto incomoda os moradores do Parque Imperial.

Segundo ele, por tratar-se de um município repleto de Áreas de Proteção Permanente (APPs) o grau de dificuldade é ainda maior. Por isso, Marcelo Petegrosso apela para a compreensão da comunidade. Todo o lixo coletado na cidade é levado para o Centro de Disposição de Resíduos (CDR) Pedreira, em Mairiporã. Morador há 29 anos no Parque Imperial, o motorista Mauro José Soares garantiu que o transtorno é geral com a presença da área de transbordo no bairro. “Não suportamos mais”, diz.

                                               Contato

Vereador Luiz Tenório (2º esq) durante visita a gabinete de Emerson do Posto (1º dir)Por sua vez, Luiz Tenório destacou que apesar de obstáculos a Prefeitura Municipal precisa resolver o problema do transbordo no Parque Imperial. “Vou continuar auxiliando os moradores e o governo local a transferir o despejo de lixo daquele bairro para um lugar, devidamente, apropriado”, revela Luiz Tenório (foto-2º esq), que antes de ir a Volta Fria passou primeiro no gabinete do colega de partido, Emerson do Posto, no Centro Cívico. Ele agradece a hospitalidade do companheiro e do pessoal da empresa CS Brasil.

Por Pedro Ferreira.