You are currently viewing Agentes de trânsito comemoram a chance de receber adicional de risco

Agentes de trânsito comemoram a chance de receber adicional de risco

Agentes de trânsito de Ferraz querem adicional de riscoEnquanto aguardam a criação de um plano de carreira para a categoria pela Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos, agentes de trânsito (foto) vivem antes à expectativa de passar a receber o adicional de risco pelo exercício da profissão no município. O pagamento do direito foi sugerido pelos vereadores ao Poder Executivo, na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 02. A proposta liderada pelo vereador, Antonio Carlos Alves Correia (PSD), o Tonho atende a um pedido do Sindicato dos Servidores e Trabalhadores Públicos do Município (Sindserv-FV).

Na recomendação, os autores destacam que os agentes de trânsito que atuam nas ruas do município ficam expostos há vários fatores de segurança, entre eles, fazer autuações diversas, vistorias, apreensões e operações em geral. Com isso, nem sempre eles são compreendidos por motoristas. Para Tonho, o pagamento do adicional de risco aos agentes de trânsito serviria para compensar um pouco o corte de horas extras feito pela administração local. “É uma reivindicação bastante justa da categoria”, disse Tonho.

Mesmo favorável à indicação, o vereador Edson Elias Khouri (PSB), o Edson Cury, criticou a chamada “indústria da multa”. Segundo ele, os agentes deveriam agir com bom senso e não apenas aplicar multa. O colega de partido, Willians Santos, o Willians do Gás pediu prudência na atuação dos agentes de trânsito, sobretudo, na periferia da cidade. Já a vereadora Ana Acilda Alves da Silva (PV), a Ana do PV, afirmou que o pagamento do adicional de risco representa uma medida paliativa, mas, importante. “O que os agentes de trânsito querem sem dúvida é um plano de carreira”, comenta.

Em contrapartida, o presidente da Casa, Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, defendeu o cumprimento da lei por agentes de trânsito. De acordo com o tucano, a norma existe para todos e, portanto, o cidadão precisa aprender a obedecê-la. O vereador José Nelson Ferreira (PRB), o Pastor Nelson, elogiou a luta da categoria para receber o adicional de risco. O petista Claudio Ramos Moreira também manifestou-se a favor da reivindicação dos agentes de trânsito. Aliás, o pagamento do adicional de risco está previsto na Constituição Federal, no Estatuto dos Servidores e no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Por Pedro Ferreira.