You are currently viewing Agentes de trânsito podem receber adicional de risco

Agentes de trânsito podem receber adicional de risco

Vereador Tonho lutou pelo feriado do Dia da Consciência NegraAgentes de trânsito de Ferraz de Vasconcelos poderão receber o pagamento de adicional de risco. A medida será sugerida a Prefeitura Municipal para estudos pelo vereador (foto) Antonio Carlos Alves Correia (PSD), o Tonho, na próxima sessão ordinária, na segunda-feira, dia 02, a partir das 18h. A apresentação da proposta ao governo municipal por Tonho atende a um pedido do Sindicato dos Servidores e Trabalhadores Públicos do Município (Sindserv-FV).

Na recomendação, o vereador destaca que os agentes de trânsito que atuam nas ruas do município ficam expostos há vários fatores de segurança, entre eles, fazer autuações diversas, vistorias, apreensões e operações em geral. Com isso, nem sempre eles são compreendidos por motoristas. “O fato é que a relação entre agentes de trânsito e condutores não é nada amigável. Inclusive alguns sofrem agressões físicas e verbais no seu trabalho”, diz Tonho.

O parlamentar garante ainda que o pagamento do adicional de risco a agentes de trânsito é uma exigência legal prevista na Constituição Federal, na Lei Complementar Municipal nº 167/2005, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos e no próprio Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Os agentes de trânsito desempenham uma tarefa diária muito importante e, no entanto, mesmo fazendo jus a esse direito não  ganham da administração da cidade”, explica Tonho.

Ele ressalta que o pagamento do adicional de risco já é uma realidade em municípios como, por exemplo, Cajamar e Pindamonhangaba (SP) e  Patos (PB). Além dele, também assinam a indicação ao Poder Executivo os colegas Luiz Tenório de Melo (PR), Roberto Antunes de Souza (PMDB), Marcos Antonio Castello (SDD), Ana Acilda Alves da Silva (PV), a Ana do PV, Henrique Marques (PPS), Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho e José Nelson Ferreira (PRB), o Pastor Nelson.