You are currently viewing Comissão pedirá cópia do contrato de concessão do transporte público a Prefeitura Municipal

Comissão pedirá cópia do contrato de concessão do transporte público a Prefeitura Municipal

Comisão do Transporte Público discute primeiras açõesEm sua primeira reunião de trabalho (foto), na terça-feira, dia 12, a Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos aberta para estudar o transporte público e a mobilidade urbana, no município, deliberou que vai pedir nos próximos dias uma cópia do contrato de concessão à empresa Radial a Prefeitura Municipal. Desde já, o presidente da comissão, Luiz Tenório de Melo (PR), adianta que a medida não representa nenhuma retaliação a atual concessionária, apesar de inúmeras reclamações de usuários locais.

Na prática, os membros do grupo de trabalho pretendem analisar de maneira detalhada o teor do presente contrato de concessão cuja validade vai até 2020 e, ao mesmo tempo, saber, exatamente, quais são as reais obrigações da Radial Transporte Coletivo e do Poder Executivo. Além disso, a comissão planeja questionar a empresa concessionária em relação aos constantes atrasos em pontos de ônibus e os intervalos de uma viagem à outra. Afinal, hoje, a maior quantidade de queixas diz respeito a esses requisitos.

Os integrantes querem ainda propor a criação de linha circular passando pelos bairros das Vilas Margarida, Santo Antonio e São Paulo até o Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, na Vila Corrêa. A cobertura de paradas de ônibus e a disponibilização de coletivos acessíveis também serão alvos de sugestão aos responsáveis. “Além de solicitarmos uma cópia do contrato de concessão do transporte público a Prefeitura Municipal, vamos agendar uma visita à garagem da empresa, no centro, em breve”, explica Luiz Tenório.

Além dele, também integra a comissão, o relator Willians Santos (PSB), o Willians do Gás e membros Aurélio Costa de Oliveira (PPS), o Aurélio Alegrete, Cícero Rodrigues da Silva (PROS) e Maria Simplício Nascimento (PT). O grupo que tem um prazo de 60 dias contados a partir do último dia 06 para concluir os trabalhos pode voltar a reunir-se na semana que vem. Atualmente, a empresa Radial possui uma frota operando no município de 60 ônibus e emprega de 500 a 600 funcionários. Por dia, são transportados 19 mil passageiros, oito mil, gratuitamente, e dois mil estudantes.

                                                 Concorrência

Em reconhecimento a necessidade de melhorias, na segunda-feira, dia 11, o prefeito municipal, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, comunicou por meio de um ofício ao presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, que a administração dentro da legislação em vigor está formalizando a elaboração de um processo licitatório para o setor de transporte. Em suma, o chefe do Poder Executivo quer aumentar a concorrência no município. Para o prefeito, a área de transporte local requer melhorias urgentes.

Por Pedro Ferreira.