You are currently viewing Postos de Saúde podem ser obrigados a afixar nomes de médicos

Postos de Saúde podem ser obrigados a afixar nomes de médicos

Vereadora Ana do PV apresenta projeto para democratizar atendimento médicoAs Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ferraz de Vasconcelos poderão ser obrigadas a fazer a fixação em local de fácil visualização o nome completo do médico, a sua especialidade, o dia e o horário atendimento. Projeto de lei com esse objetivo poderá ser votado em primeira discussão na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 11, a partir das 18h. O texto é de autoria da vereadora (foto) Ana Acilda Alves da Silva (PV), a Ana do PV.

Após ser aprovado em dois turnos pelos vereadores e depois sancionado pelo prefeito municipal, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, o Poder Executivo terá um prazo de 60 dias para providenciar a regulamentação da presente lei, em especial em relação aos aspectos procedimentais e de formalização. A matéria visa melhorar a qualidade dos serviços prestados por médicos no município.

Além disso, a elaboração do projeto lei representa uma resposta à necessidade de divulgação e da afixação de nomes de médicos servidores públicos locais. “No fundo, a nossa proposta servirá para democratizar ainda mais o acesso à informação que é um direito de todo o cidadão, além de contribuir com a transparência e a fiscalização em geral”, define a vereadora Ana do PV.

A falta de informação a respeito do nome do profissional e, sobretudo, do seu dia e horário de atendimento em postos de saúde é uma reclamação constante de munícipes e dos próprios médicos. A autora afirma também que medida semelhante já foi colocada em funcionamento na capital paulista, em Fortaleza (CE), em Manaus (AM) e em Bento Gonçalves (RS), entre outras, localidades.