You are currently viewing Grupo de vereadores visita à garagem da Radial no centro

Grupo de vereadores visita à garagem da Radial no centro

Vereador Fabinho (centro) e demais vereadores durante visita à RadialPor iniciativa própria, um grupo de dez vereadores (foto) de Ferraz de Vasconcelos visitou a garagem da empresa concessionária Radial, na sexta-feira, dia 08, na região central da cidade. Na oportunidade, a comitiva de parlamentares locais foi recepcionada pelo gerente administrativo, Alexandre Parisi. No local, eles conheceram parte dos 60 veículos da frota e os setores operacionais da empresa, entre eles, o de tecnologia, de bilhetagem e o de controle de escalas de funcionários.

Segundo Alexandre Parisi, no momento, a Radial transporta por dia 19 mil passageiros, mais oito usuários de maneira gratuita, ou seja, idosos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, policiais militares e federais e dois mil estudantes que pagam apenas a metade da tarifa de R$3,00. Ainda, de acordo com o gerente administrativo, os 60 ônibus da empresa possuem uma média de uso de quatro anos, sendo que a legislação prevê até dez anos.

Com 40 anos de funcionamento, na cidade, a Radial emprega somente de moradores locais de 500 a 600 funcionários de um total de 1,2 mil colaboradores. Além da frota de 60 ônibus circulando em linhas municipais, a empresa tem ainda mais 53 veículos operando em linhas intermunicipais. Questionado, Alexandre Parisi disse que a criação de novos pontos e a manutenção das atuais paradas não é de sua competência, contratualmente, a Radial fazer e, sim, da Prefeitura Municipal.

Em todo caso, como especialista em transporte público, a concessionária atua como parceira do município, isto é, admite dá a sua contribuição. Em relação, as recentes cobranças de vereadores, em plenário, a Radial entende como legítimas e, portanto, não como uma forma de perseguição. “Por defender os interesses dos moradores ferrazenses, os vereadores cumprem o seu papel ao fiscalizar o trabalho da nossa empresa que detém a concessão do transporte público local. Portanto, não é um ato prejudicial a nós”, comenta (foto-abaixo) Alexandre Parisi.

Para o presidente da Câmara Municipal, Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, a visita à empresa foi bastante positiva e só comprova a necessidade de existir mais diálogo entre a concessionária e os vereadores. “Estamos apenas reivindicando melhorias no atendimento ao povo”, diz. Para tanto, ficou acertado que a partir de agora deverão ser feitos encontros semanais para discutir a atuação da Radial no município. “Nós, vereadores temos o dever legal de fiscalizarmos a prestação do transporte público e, ao mesmo tempo, a empresa também é vital para a cidade”, opina Fabinho.

Gerente administrativo da Radial, Alexandre ParisiAlém dele, também fez parte do grupo de vereadores, Clenilson Lima Dias (PSDB), o Quequê, Aurélio Costa de Oliveira (PPS), o Aurélio Alegrete, Cícero Rodrigues da Silva (PROS), o Cícero do Gás, Walter Marsal Rosa (PROS), o Valtinho do Ipanema, Flávio de Albuquerque de Castilho (PSC), o Flávio do Depósito, José Nelson Ferreira (PRB), o Pastor Nelson, Claudio Ramos Moreira (PT), Willians Santos (PSB), o Willians do Gás e Edson Elias Khouri (PSB), o Edson Cury. Eles agradecem a hospitalidade da empresa.

                                   Comissão

A Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) criada para acompanhar o transporte público e a mobilidade urbana no município fará a sua primeira reunião na próxima terça-feira, dia 12, às 10h. O encontro foi marcado pelo autor do projeto de resolução, Luiz Tenório de Melo (PR). A comissão nomeada no último dia 06 tem ainda os seguintes membros: Aurélio Alegrete, Cícero do Gás, Valtinho do Ipanema e Maria Simplício Nascimento (PT). Na terça-feira, os integrantes devem escolher o presidente cuja preferência regimental é do Luiz Tenório e o relator. O grupo terá um prazo de 60 dias para concluir os trabalhos.

Por Pedro Ferreira.