You are currently viewing Alunos de História da Emef Myriam Penteado visitam a Câmara Municipal

Alunos de História da Emef Myriam Penteado visitam a Câmara Municipal

Ao fundo, diretor Alexandre Balbino explica funcionamento do Legislativo Acompanhados do seu professor de História, Márcio José de Jesus, alunos do 6º ano A do período da manhã da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Myriam Penteado Rodrigues Ackmin, no Conjunto Residencial Presidente Castelo Branco visitaram (foto) a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, nesta segunda-feira, dia 04. Na ocasião, eles foram recepcionados pelo diretor-geral Legislativo, Alexandre Balbino Rosa e pelo chefe de Gabinete, Nelson Mesquita de Souza.

No Legislativo, os estudantes e o professor Márcio José conheceram um pouco como funciona o cotidiano e seus respectivos departamentos. A visita começou, inicialmente, pelo plenário da Casa e, na sequência, os gabinetes dos vereadores, a sala da presidência e a parte administrativa. Além disso, Alexandre Balbino e Nelson Mesquita fizeram uma síntese da história da Casa, assim como, do papel político  parlamentar.

Em nome do presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, que não pôde prestigiar a visita dos alunos e do professor, Márcio José, por motivo superior, o diretor-geral Legislativo e o chefe de Gabinete, agradeceram a presença de todos. Para eles, tratou-se de uma participação bastante ilustre e, ao mesmo tempo, a instituição por ser a “Casa do Povo” continua aberta para receber a comunidade em geral.

Por sua vez, o professor Márcio José disse que tudo começou, em agosto deste ano, quando propôs aos seus estudantes fazerem um trabalho retratando o meio ambiente. Na época, os 33 alunos visitaram algumas ruas no entorno da Emef Myriam Penteado e a Estação Ferroviária Antonio Gianetti Neto, no Parque São Francisco, tiraram fotografias, mas, ele percebeu o quanto era importante os alunos saberem também como funciona a Câmara Municipal.

“A ideia é transformar os nossos estudantes (foto-abaixo) em verdadeiros agentes multiplicadores de conhecimento e, para tanto, resolvemos partir de coisas vitais para o dia-a-dia deles próprios e do restante da população em geral. Enfim, estamos felizes com o relatório em fase de produção”, afirmou o professor Márcio José. O conteúdo pesquisado e fotografado vai fazer parte de uma exposição prevista para o final de novembro ou início de dezembro na Emef Myriam Penteado.

Alunos da Emef Myriam Penteado em visita a CâmaraPara as alunas Maysa de Souza Alves e Bianca Nunes da Silva, está sendo fundamental participar do projeto idealizado pelo professor, Márcio José. Elas contam que apesar da curiosidade nunca tinha visitado o Poder Legislativo. Por isso, acharam legal a iniciativa. “Consideramos de suma importância esse trabalho de conhecer o nosso município, já que, tradicionalmente, somos levados a estudar mais os assuntos de fora”, concluíram.