You are currently viewing Ferraz vai criar a Semana de Conscientização sobre o Autismo

Ferraz vai criar a Semana de Conscientização sobre o Autismo

Vereador Valtinho do Ipanema propôe semana  do autismo em FerrazFerraz de Vasconcelos vai criar a “Semana de Conscientização sobre o Autismo” a ser comemorada todos os anos na primeira semana do mês de abril. A campanha faz parte de um projeto de lei de autoria do vereador (foto) Walter Marsal Rosa (PSB), o Valtinho do Ipanema. O texto foi apresentado na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 12. Com isso, a matéria poderá ser votada em primeira discussão na próxima sessão.

Segundo a proposta em tramitação, a Prefeitura Municipal, juntamente, com a sua Secretaria Municipal de Saúde poderá fechar parcerias com setores competentes das esferas estadual e federal, com entidades privadas e no terceiro setor para promover as atividades alusivas a “Semana de Conscientização sobre o Autismo”. O evento inclui, por exemplo, a iluminação de prédios públicos com a cor azul e palestras.

Para Valtinho do Ipanema, a criação da “Semana de Conscientização sobre o Autismo” atende a uma reivindicação de representantes do segmento, principalmente, de pais de pessoas portadoras. “É uma ação simples, porém, muito importante para esclarecer a sociedade a respeito dessa doença, que, há pouco tempo, foi reconhecida pelo governo brasileiro como uma incapacidade”, disse Valtinho do Ipanema.

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento, ou seja, é uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, dificultando a sua socialização. Em contrapartida, algumas crianças apesar de autistas têm inteligência e falas intactas, enquanto que outras apresentam sérios problemas no desenvolvimento da linguagem. Hoje, a síndrome pode ser detectada antes dos dois anos de idade em certos casos.