You are currently viewing No Dia Mundial, Câmara Municipal participa da caminhada pela conscientização do autismo

Presidente Fabinho fala no dia mundial pela conscientização do autismo na Praça da Bíblia no centroLiderado por seu presidente (foto) Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos participou, ativamente, da caminhada pela a conscientização do autismo nesta terça-feira, dia 02, data mundial dedicado à doença. A passeata feita pela Prefeitura Municipal começou na Praça da Bíblia, no centro, e terminou no Parque Municipal Nosso Recanto, no Jardim Pérola. De acordo com a organizadora, o percurso de pouco mais de 1,5 km reuniu mais de 600 participantes, em sua maioria mães de autistas.

Para Fabinho, o autismo é uma doença séria e, portanto, exige muita dedicação das famílias envolvidas. Por isso, o Poder Legislativo decidiu apoiar, integralmente, a luta por melhorias no atendimento de crianças, jovens e adultos autistas no município. “A Câmara Municipal está engajada nessa verdadeira batalha para que, de fato, as famílias de autistas recebam um atendimento digno em nossa cidade”, completa o presidente.

Além dele, acompanharam a caminhada os vereadores Roberto Antunes de Souza (PMDB), Aurelio Costa de Oliveira (PPS), o Aurelio Alegrete, Henrique Marques (PPS), Cícero Rodrigues da Silva (PR), o Cícero do Gás, Claudio Ramos Moreira (PT), o Claudio Ramos, Flávio de Albuquerque Castilho (PSC), o Flávio do Depósito, Antonio Carlos Alves Correia (PSD), o Tonho e Clenilson Lima Dias (PSDB), o Quequê. O restante dos parlamentares não pôde participar do movimento por compromissos assumidos antes.

Já o prefeito, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, disse que o seu governo não medirá esforços para dentro do possível atender a reivindicação de famílias com filhos autistas. Na ocasião, ele anunciou que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) vai receber a sua escritura definitiva da sede na Vila Santa Margarida. Hoje, a entidade, atende 25 crianças autistas de um total de 85 alunos. Mas, a cidade tem, oficialmente, 42 adultos portadores da doença, no entanto, esse número é muito maior, já que, impera a falta de apoio, ou seja, de estrutura adequada.Multidão participa de caminhada pela conscientização do autismo no centro de Ferraz

União

De acordo com mães, a saída será a criação de uma associação de autistas para lutar por seus direitos. O autismo é uma síndrome que atinge quase dois milhões, no Brasil e no planeta calcula-se mais de 70 milhões. Em crianças, a doença é mais comum que o câncer, a AIDS e o diabetes. Os sintomas são: dificuldade de relacionar-se com pessoas da mesma idade, hiperatividade, sensibilidade a alguns sons, falta de consciência de perigo e apego a objetos diferentes, entre outros.