Autoridades debatem energia elétrica para Jardim Vista Verde

Para evitar que as mais de 500 famílias residentes na área ocupada há mais de 20 anos denominada de Jardim Vista Verde encravada na região do Cambiri, em Ferraz de Vasconcelos, fiquem sem o fornecimento de energia elétrica será necessário o fechamento de um acordo entre a Prefeitura da cidade e a Bandeirante. Hoje, os moradores usam a luz de postes da empresa concessionária Enel que atende a capital paulista.

O assunto foi tratado na reunião (foto) entre o secretário municipal de Obras, Antônio Carlos dos Santos Ferreira, o Carlinhos, o vereador Ananias Coelho Neto (PSL), o Neto Cambiri, o deputado estadual, Jorge do Carmo (PT) e representantes da Bandeirante, nesta segunda-feira, dia 27, no Palácio da Uva Itália. De acordo com o responsável pelo  Poder Público e de Grandes Clientes da Bandeirante, Moacyr Ferreira Júnior, a Enel já avisou que pretende “brindar” a sua linha de transmissão e, com isso, as famílias do Jardim Vista Verde poderão ter a iluminação cortada.

Para tanto, a saída mais apropriada para não prejudicar, de fato, os moradores seria a Bandeirante que detém o controle no Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte assumir o fornecimento de energia elétrica no bairro, já que mesmo que quisesse a Enel não poderia por estar restrita a capital paulista. Por sua vez, para instalara a rede de distribuição no Jardim Vista Verde, a Bandeirante precisa de uma autorização da Prefeitura de Ferraz, porém, esse documento depende de um estudo topográfico da área  pela municipalidade.

Com isso, existe a expectativa que rede elétrica seja instalada no início do ano que vem. Além da permissão para operar no Jardim Vista Verde, a Bandeirante também pediu o governo municipal para melhorar o acesso ao bairro, tendo em vista, as vias atuais são estreitas e, portanto, não permitem a passagem de veículos grandes. A exigência inclui ainda a oficialização das ruas. Em relação ao passivo ambiental, por se tratar do fornecimento de energia elétrica não representa nenhum obstáculo. O vereador Neto Cambiri (foto)quer solução semelhante para os moradores da Vila Piauí.

Regularização fundiária

Além de apoiar a luta dos moradores em parceria com o vereador Neto Cambiri, o deputado estadual, Jorge do Carmo (1º dir) afirmou que também pretende trabalhar pela inclusão do Jardim Vista Verde no programa estadual de regularização fundiária Cidade Legal. O petista anunciou ainda o desejo de apresentar emenda parlamentar para possibilitar um levantamento topográfico das áreas ocupadas em Ferraz. “Na realidade, terei uma audiência com o pessoal da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e aproveitarei para levar o assunto”, garante.

Por Pedro Ferreira, em 27/05/2019.