Autistas podem ter espaço especial no Nosso Recanto

Valtinho do IpanemaPor orientação do vereador (foto) Walter Marsal Rosa (PROS), o Valtinho do Ipanema, a Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos poderá construir um espaço destinado aos portadores de autismo. A chamada Casa do Autista seria edificada nas dependências do Parque Municipal Nosso Recanto, no Jardim Pérola. A sugestão será apresentada na próxima sessão ordinária, na segunda-feira, dia 07, a partir das 18h.

Em agosto do ano passado, Valtinho do Ipanema propôs um projeto que resultou na Lei Nº 3.175, de 06 de setembro instituindo no município a “Semana de Conscientização sobre o Autismo”, a ser realizada na primeira semana de abril de cada ano. A criação da semana de alerta coincide com o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 02 de abril. A data foi proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2010.

Segundo a renomada entidade internacional, especialistas acreditam que a doença atinja mais de 70 milhões de pessoas em todo o planeta. O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento, ou seja, é uma modificação que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, a sua socialização e o seu comportamento perante o meio em que vive. Um dado positivo é que apesar de autistas algumas crianças apresentam inteligência e fala intactas. Adultos podem obter sucesso profissional.

No Brasil, o primeiro estudo a respeito da origem do autismo foi publicado em fevereiro de 2011, que também abrangeu a América Latina, baseado em dados obtidos no ano anterior. A pesquisa liderada pelo psiquiatra infantil Marcos Tomanik Mercadante (1960-2011), na cidade Atibaia (SP) descobriu a prevalência de um caso de autismo para cada 368 crianças de 07 a 12 anos. Por isso, especialistas continuam desenvolvendo estudos para conhecer ainda mais detalhes sobre a doença.

                                              Decepção

Por sua vez, Valtinho do Ipanema lamenta o fato de a Secretaria Municipal da Saúde não realizar nenhuma atividade associada a “Semana de Conscientização sobre o Autismo”, nos primeiros dias deste mês. O vereador destaca que esse trabalho de orientação poderia ser feito inclusive em parceria com setores competentes nas esferas estaduais, federais, com entidades do Terceiro Setor e a iniciativa privada. “A simples iluminação de prédios públicos com a cor azul simbolizaria a data”, adianta.

Por Pedro Ferreira.