A adoção da Política Municipal de Resíduos Sólidos de Ferraz de Vasconcelos, conforme preveem a Paulista e a Nacional deverá ser debatida na próxima segunda-feira, dia 02, das 9h às 12h, na Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos (Acifv) na Rua Bruno Altafim, 26, no centro. A audiência será feita pela Prefeitura e pela Câmara Municipal por meio do vereador (foto) Aurelio Costa de Oliveira (PPS), o Aurelio Alegrete.
Segundo o vereador, o evento terá como público alvo munícipes, gestores públicos, dirigentes e profissionais de empresas, consultores, representantes de entidades setoriais, do terceiro setor, profissionais liberais, professores e estudantes. Na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 26, Aurelio Alegrete reforçou o convite a todos os vereadores e a sociedade civil em geral. “Vamos abordar a Política Municipal de Resíduos Sólidos com seriedade e, portanto, queremos a presença maciça de cidadãos”, comenta.
Além disso, Aurelio Alegrete disse que vai aproveitar o debate para fazer a apresentação de um projeto de lei versando sobre a regulamentação da Política Municipal de Resíduos Sólidos. A referida matéria será fundamental para disciplinar o descarte correto de lixo, sobretudo, o de restos da construção civil, no município. A meta, de acordo com ele, visa incentivar o trabalho de cooperativas de catadores na cidade. “Trata-se de um assunto de suma importância para o nosso presente e futuro”, explica Aurelio Alegrete.
A discussão inclui ainda uma palestra magna com um dos responsáveis pela a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o deputado federal (foto-dir) Arnaldo Jardim (PPS-SP). Na sequência, haverá um painel retratando responsabilidades e instrumentos de gestão para o município e o terceiro setor. O debate terá como mediador, o secretário municipal de Indústria e Comércio de Ferraz, Élio Andrade e participantes, José Valverde Machado Filho, do Instituto Cidadania Ambiental e Marco Antonio Pereira, do Itaú-Unibanco. O prefeito, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló estará no ato.