- Av. Dom Pedro II, 234 - Centro
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- Expediente: Segunda a Sexta | Gabinetes 9hs às 17hs | Secretaria 8hs às 17hs
ATA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA REALIZADA EM 26 DE FEVEREIRO DE 2013, PARA AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DE METAS FISCAIS DO 3º QUADRIMESTRE DE 2012.
Às quatorze horas do dia vinte e seis de fevereiro de dois e treze, nas dependências do plenário da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, localizada a Avenida Dom Pedro II, 234, Centro, sob a presidência do Vereador Marcos Antonio Castello (PDT), Presidente da Comissão Permanente de Orçamento, Finanças e Contabilidade, realizou-se a Audiência Pública para avaliação do cumprimento das Metas Fiscais do 3º Quadrimestre de 2012.
A audiência contou com a presença dos Vereadores Aurelio Costa de Oliveira (PPS), Walter Marsal Rosa (PSB), Flávio de Albuquerque Castilho (PMDB), Cícero Rodrigues da Silva (PR), Clenilson Lima Dias (PSDB) e Antonio Carlos Alves Correia (PSD). Após agradecer a presença do Secretário Municipal da Fazenda, Jose Araujo Costa, de sua equipe técnica, dos nobres Edis, dos servidores, da imprensa e da população, o presidente da comissão passa a palavra ao Secretário Municipal para apresentação dos dados atinentes a Gestão Fiscal. O Secretário Municipal da Fazenda cumprimenta a todos que estão presentes e esclarece que a Audiência Pública esta fundamentada na transparência da Gestão Fiscal, conforme o parágrafo 4º do artigo 9º da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). O Secretário faz uma breve explanação sobre os valores correntes e constantes que compreendem as metas fiscais e demonstra os resultados: Receita Projetada R$ 341.614.000,00 e Receita Atingida R$ 227.876.000,00; Despesa Projetada R$ 310.694.000,00 e Despesa Atingida R$ 236.591.000,00; Resultado Primário Projetado R$ 37.900.000,00 e Resultado Primário Atingido -R$ 1.833.000,00; Resultado Nominal Projetado R$ 5.545.000,00 e Resultado Nominal Atingido R$ 23.097.000,00; Dívida Consolidada Projetada R$ 75.911.000,00 e Dívida Consolidada Atingida R$ 155.522.000,00; Dívida Consolidada Líquida Projetada R$ 73.511.000,00 e Dívida Consolidada Líquida Atingida R$ 138.658.000,00. O Secretário passa a palavra ao senhor Marco Romano, Consultor da CONAM, que demonstra que o município inicia o ano com um déficit no resultado primário no montante de R$ 1.833.000,00. Com a palavra, o Vereador Clenilson Lima Dias pergunta qual é a análise da administração em relação ao resultado primário. O senhor Marco Romano responde que o resultado ficou aquém do esperado pela administração anterior, provavelmente em razão da retração econômica e a queda do ICMS e do FPM e que nesses casos, a LRF determina que uma vez que sua receita se comporte de modo inesperado, devem-se limitar suas despesas visando o equilíbrio financeiro, o que infelizmente não foi verificado no resultado final. Novamente com a palavra, o nobre Vereador Clenilson Lima Dias questiona quais as propostas que poderiam ser apresentadas pela atual administração para sanar esse problema. O senhor Marco responde que inicialmente seria necessária a contenção de despesas, a verificação da qualidade do gasto público, a celebração de convênios com o Governo do Estado, União e parceiros e o aumento da arrecadação através de fiscalização eficaz. Em seguida, passa a palavra ao Secretário que informa que a falta de fiscalização em virtude da carência de pessoal, a dificuldade no resgate de receitas advindas do Governo do Estado e da União e a inadimplência do IPTU são alguns dos problemas a serem sanados com o intuito de aumentar a receita. Com a palavra, o nobre Vereador Antonio Carlos Alves Correia cumprimenta os nobres Edis, o Secretário, sua equipe técnica e a população presente. Em seguida, pergunta se existe uma projeção concreta para a dívida consolidada e a dívida perante o INSS. O Secretário responde que a dívida junto ao INSS é de R$ 78.247.920,00 e a Dívida Consolidada é de R$ 155.522.000,00. Novamente com a palavra, o nobre Vereador Antonio Carlos Alves Correia pergunta se a atual administração tem uma posição sobre o orçamento real de dois mil e treze. O senhor Marco Romano informa que dos R$ 350.000.000,00 previstos, R$ 104.000.000,00 referem-se à estimativa de capital para investimento, ou seja, é um dinheiro incerto e que a administração não pode confirmar tais valores, uma vez que é necessária a verificação de todos os convênios celebrados. Com a palavra, o Vereador Clenilson Lima Dias solicita cópia do material apresentado. O Secretário informa que o documento será disponibilizado a todos os Vereadores desta Casa Legislativa. Com a palavra, o nobre Vereador Antonio Carlos Alves Correia pergunta sobre os valores projetados de arrecadação de IPTU, os valores da dívida com precatórios e os valores com empréstimos consignados. O Secretário responde que esta prevista a arrecadação de R$ 16.833.000,00, além da projeção de acréscimo de R$ 2.970.000,00 com IPTU; que a dívida com precatórios é de cerca de R$ 29.000.000,00 e que a administração atual quitou a dívida de aproximadamente R$ 2.000.000,00 relativos a empréstimos consignados. O Presidente da Comissão por sua vez, deixou a palavra a disposição da população para esclarecimento de dúvidas. Discutidas e esclarecidas as dúvidas, passa a palavra ao Vereador Aurelio Costa de Oliveira que pergunta qual é o valor real que deverá ser pago com rescisões contratuais de servidores públicos. O Secretário responde que o valor das rescisões contratuais corresponde a cerca de R$ 3.000.000,00. É demonstrada a seguir a evolução da receita no ano: Arrecadado 1º Quadrimestre R$ 73.051.000,00 = 32,06%; Arrecadado 2º Quadrimestre R$ 74.508.000,00 = 32,70% e Arrecadado 3º Quadrimestre R$ 80.318.000,00 = 35,25%. O Secretário aproveita a oportunidade para mostrar as despesas realizadas por secretaria: Gabinete do Prefeito R$ 1.432.000,00 = 0,64%; Secretaria de Assuntos Jurídicos R$ 3.488.000,00 = 1,55%; Secretaria da Administração R$ 6.616.000,00 = 2,94%; Secretaria da Fazenda R$ 12.154.000,00 = 5,40%; Secretaria da Educação R$ 87.175.000,00 = 38,74%; Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer R$ 3.314.000,00 = 1,47%; Secretaria da Cultura e Turismo R$ 5.424.000,00 = 2,41%; Secretaria da Promoção e Desenvolvimento Social R$ 11.722.000,00 = 5,21%; Secretaria da Saúde R$ 30.219.000,00 = 13,43%; Secretaria de Serviços Urbanos R$ 44.226.000,00 = 19,65%; Secretaria da Habitação R$ 1.227.000,00 = 0,55%; Secretaria de Governo R$ 3.376.000,00 = 1,50%; Secretaria de Planejamento R$ 1.343.000,00 = 0,60%; Secretaria da Agricultura e Abastecimento R$ 821.000,00 = 0,36%; Secretaria de Indústria e Comércio R$ 514.000,00 = 0,23%; Secretaria de Obras R$ 1.082.000,00 = 0,48%; Secretaria de Comunicação R$ 1.282.000,00 = 0,57%; Secretaria do Verde e Meio Ambiente R$ 349.000,00 = 0,16 e Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana R$ 9.257.000,00 = 4,11%. Em seguida, apresenta dados comparativos dos anos de 2011 e 2012, relativos a gastos com pessoal: 2011 – Limite Máximo 54% = R$ 103.024.000,00; Limite Prudencial 51,30% = R$ 97.873.000,00; Gastos com Pessoal 47,57% = R$ 90.772.000,00 e 2012 – Limite Máximo 54,00% = R$ 113.031.000,00; Limite Prudencial 51,30% = R$ 107.379.000,00; Gastos com Pessoal 48,16% = R$ 100.661.000,00. Posteriormente, demonstra o comparativo de gastos com pessoal ativo e inativo em 2011 e 2012: Pessoal Ativo em Dezembro 2011 – R$ 91.961.000,00; Pessoal Inativo – R$ 1.765.000,00; Deduções § 1º do art. 19 LRF – R$ 2.955.000,00; Gastos Totais – R$ 90.772.000,00. Pessoal Ativo em Dezembro 2012 – R$ 101.655.000,00; Pessoal Inativo – R$ 1.702.000,00; Deduções § 1º do art. 19 LRF – R$ 3.884.000,00; Gastos Totais – R$ 100.661.000,00. Continuando, apresenta dados comparativos dos anos de 2011 e 2012, relativos a gastos com a manutenção e desenvolvimento do ensino e ações e serviços de saúde: Ensino 2011 – Valor aplicado R$ 29.367.000,00 = 25,40%; Ensino 2012 – Mínimo Constitucional R$ 30.521.000,00 = 25%; Valor aplicado R$ 34.226.000,00 = 28,03%; Saúde 2011 – Valor aplicado R$ 25.265.000,00 = 21,85%; Saúde 2012 – Mínimo Constitucional R$ 18.313.000,00 = 15%; Valor aplicado R$ 27.534.000,00 = 22,55%. Terminada a apresentação dos dados, o Secretário Municipal da Fazenda agradece a oportunidade e coloca-se a disposição para esclarecimentos de eventuais dúvidas. O Vereador Aurelio Costa de Oliveira parabeniza o Secretário e ressalta a importância de estudos voltados à regularização das áreas de latifúndios, visando o crescimento da arrecadação do IPTU. Continuando, faz um comparativo da arrecadação de ISS dos municípios de Poá e Ferraz de Vasconcelos. Fazendo uso da palavra, o nobre Vereador Clenilson Lima Dias ressalta que Poá arrecada anualmente cerca de R$ 74.000.000,00 a título de ISS junto ao Banco Itaú. Novamente com a palavra, o nobre Vereador Aurelio Costa de Oliveira, coloca-se a disposição, juntamente com os demais Vereadores, para buscar recursos junto ao BNDES para o município. Após o esclarecimento das questões formuladas e das considerações finais, o Presidente da Comissão agradece a presença do Secretário da Fazenda, da equipe técnica, dos nobres Edis, dos servidores, da imprensa e da população e encerra a Audiência Pública.
Marcos Antonio Castello
Presidente da Comissão Permanente de Orçamento, Finanças e Contabilidade
Clenilson Lima Dias Relator |
Cícero Rodrigues da Silva Membro |
Jose Araujo Costa
Secretário Municipal da Fazenda