Atual administração herda dívida consolidada de R$155,5 milhões

Audiência pública das metas fiscaisApesar de a administração anterior viver garantindo que as finanças de Ferraz de Vasconcelos estavam em dia, na prática, não foi isso o que o atual governo municipal acabou herdando no começo deste ano. O fato é que a ex-gestão deixou uma dívida consolidada de R$155,5 milhões. O dado foi divulgado durante (foto) audiência pública das metas fiscais, no tocante, ao terceiro quadrimestre do ano passado, na terça-feira, dia 26, na Câmara Municipal, no centro.

Na atualidade, segundo o secretário municipal de Fazenda, José Araújo Costa, a principal dívida do município é com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de R$78,2 milhões. Além disso, a cidade deve em precatórios cerca de R$29 milhões. Em contrapartida, o governo anterior previa uma dívida real de R$75,9 milhões, o que findou não acontecendo. No total, Ferraz arrecadou, em 2012, R$227,8 milhões, contra uma estimativa de R$310,6 milhões.

Em Educação, a administração passada aplicou R$34 milhões, o correspondente a 28,03%, quando valor mínimo legal é de 25% e, em Saúde, R$27,5 milhões ou 22,5%  dos 15% constitucionais. Em compensação, o prefeito, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, já pagou mais de R$2 milhões em empréstimos consignados e R$3 milhões em rescisões contratuais atrasadas. Para conseguir equilibrar as finanças locais, o gestor já reduziu em mais de R$2milhões o gasto com pessoal para uma projeção anual de R$6,2 milhões. “Estamos colocando a casa em ordem”, diz o secretário José Costa.

Vereador Ratinho, presidente da CPOFC da CâmaraA audiência pública das metas fiscais foi feita pela Comissão Permanente de Orçamento, Finanças e Contabilidade (CPOFC), presidida por (foto) Marcos Antonio Castello (PDT), o Ratinho. Além dele, também faz parte do grupo, o relator Clenilson Lima Dias (PSDB), o Quequê e o membro Cícero Rodrigues da Silva (PR), o Cícero do Gás, presentes, assim como, os colegas Antonio Carlos Alves Correia (PSD), o Tonho, Aurelio Costa de Oliveira (PPS), o Aurelio Alegrete, Walter Marsal Rosa (PSB), o Valtinho do Ipanema e Flávio de Albuquerque Castilho (PSC), o Flávio do Depósito. Por sua vez, Ratinho agradece a presença de todos e da comunidade.