Associação promove caminhada do Dia Mundial do Autismo

Sem nenhum apoio oficial da Prefeitura Municipal, apesar da existência da lei municipal nº 3.175, de 06 de setembro de 2013, que instituiu no município a “Semana de Conscientização sobre o Autismo”, a ser comemorada na primeira semana de abril, a Associação de Mães dos Autistas de Ferraz de Vasconcelos (Amafv) não deixou o Dia Mundial da síndrome a passar em branco. Nesta terça-feira, dia 02, a entidade  realizou uma caminhada (foto) nas ruas centrais da cidade. O órgão atende na Rua Padre Feijó, 179, na Vila Corrêa.

O ato reuniu portadores da doença, parentes, amigos, voluntários e algumas autoridades politicas, entre elas, os vereadores (1º dir) Claudio Ramos Moreira (PT), Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue e Hodirlei Martins Pereira (PPS), o Mineiro. Além disso, o primeiro deputado estadual eleito na história da cidade (foto-acima-centro) Rodrigo Gambale (PSL) também prestigiou o início da passeata. De um modo geral, os presentes lamentaram mesmo foi à ausência de representantes do Poder Executivo.

Já a norma municipal da “Semana de Conscientização sobre o Autismo”, de autoria do então vereador, Walter Marsal Rosa, o Valtinho do Ipanema, autoriza, por exemplo, a administração juntamente com a sua Secretaria Municipal da Saúde a fechar parcerias com setores competentes nas esferas estaduais, federais, com Organizações Não-Governamentais (ONGs) e com a iniciativa privada para promover atividades relacionadas à campanha. Em contrapartida, na prática, nada disso aconteceu.

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos em várias cidades. A comemoração visa ajudar na conscientização da doença e, ao mesmo tempo, contribuir como o cidadão precisa lidar com a síndrome. A data foi criada, em 18 de dezembro de 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alerta a sociedade e os governantes a respeito da doença e, com isso, derrubar preconceitos.

O autismo pertence a um grupo de patologias do desenvolvimento cerebral conhecido por Transtornos de Espectro Autista (TEA). Os seus principais sintomas são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem e de manter relacionamentos sociais. Em todo caso, a doença é única para cada pessoa, no entanto, existem vários níveis diferentes de autismo. Com isso, há portadores que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

Por Pedro Ferreira, em 02/04/2019.