Associação de Mulheres discute ações com secretário de Desenvolvimento Econômico

Idealizada, em setembro do ano passado, a Associação de Mulheres Empreendedoras (AME), com sede provisória, na Vila Corrêa, em Ferraz de Vasconcelos, se reuniu (foto) com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e vice-prefeito, Daniel Balke, no Palácio da Uva Itália, nesta terça-feira, dia 26. A audiência foi articulada pelo vereador Claudio Ramos Moreira (PT) que também participou do encontro.

Na oportunidade, a AME pediu o apoio do Poder Executivo para arrumar um espaço apropriado para que os membros, hoje, em torno de 30 filiados possam expor e comercializar os seus produtos artesanais, na cidade. Para a presidente da entidade, Márcia Andréia, caso haja a permissão da administração poderá ser inclusive a Praça Afonso Carlos Fernandes, próximo a Praça da Bíblia, no centro, porém, para tanto, se faz necessário melhorar a sua estrutura, isto é, colocar um banheiro químico e energia.

Segundo ela (foto), o mesmo espaço foi usado, em 2020, para a montagem das barracas aos sábados, das 9h às 18h, mas os expositores enfrentaram inúmeros obstáculos justamente por falta de estrutura apropriada. Além disso, caso consigam voltar a instalar a feira artesanal na Praça Afonso Carlos Fernandes, as integrantes da AME querem também expor os seus produtos às sextas-feiras. O órgão estuda ainda a promoção de feira itinerante nos estacionamentos de supermercados.

Por isso, no momento, o assunto encontra-se em tratativa com os donos desses tipos de estabelecimentos comerciais. Simultaneamente, a sua luta para proporcionar uma fonte de renda às mulheres ferrazenses, a AME tenta oficializar a sua criação, ou seja, a formalizar o registro do seu estatuto social e posteriormente fazer o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Após a sua legalização plena, a entidade quer oferecer cursos de qualificação profissional as suas integrantes.

Em resposta, Daniel Balke prometeu dar total apoio ao trabalho da entidade e, ao mesmo tempo, a sua pasta será o canal indutor para aumentar o processo de desburocratização da máquina pública. No fundo, o secretário afirmou que o objetivo central será criar um novo ambiente, o que inclui, por exemplo, a implantação da casa do empreendedor e a própria mudança de endereço da pasta. Ele admite, por sinal, em ceder uma sala no futuro espaço para a AME.

                                               Rota da uva

No encontro, o secretário (foto) anunciou ainda que o Castelo situado no Jardim Castelo será revitalizado, em breve. A obra, segundo ele, faz parte da criação de um roteiro turístico denominado de a Rota da Uva que levará turistas para visitar propriedades rurais no Cambiri. Além disso, o governo municipal planeja incentivar o retorno do plantio de uvas, no bairro, porém, de maneira diferente a do chamado pró-uva criado na primeira gestão do então prefeito, Jorge Abissamra (PSB), o Dr. Jorge, de 2005 a 2008. “São projetos inovadores que vamos tirar do papel”, conclui Daniel Balke.

Por Pedro Ferreira, em 26/01/2021.