Após queixas de moradores, petista questiona número de CRAS na cidade

Com uma população superior a 200 mil habitantes, a cidade de Ferraz de Vasconcelos dispõe de apenas quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para atender toda à demanda. Na prática, os órgãos estão distribuídos por regiões, ou seja, por territórios sendo dois para cada lado da cidade. Enfim, a medida tem como parâmetro a linha férrea tendo, portanto, o posto da Vila Santa Margarida e no Jardim Bela Vista (norte), no centro e no Parque São Francisco (sul).

Com isso, moradores dos Jardins Pérola e Helena, bairros situados próximos ao Parque Municipal Nosso Recanto e bem na divisa com Poá, criticam a distância e a dificuldade de locomoção até a unidade no Jardim Bela Vista. A situação piorou ainda mais a partir do fim da linha de ônibus na pandemia. Além disso, os munícipes prejudicados por essa divisão geográfica dos CRAS na cidade levaram o caso para o vereador Claudio Ramos Moreira (PT). O petista (foto), por sua vez, apresentou um requerimento questionando a Prefeitura Municipal sobre o assunto.

No fundo, o parlamentar do Partido dos Trabalhadores quer saber se existem estudos para redimensionar as áreas de abrangência dos CRAS e, ao mesmo tempo, se o Palácio da Uva Itália tem planos para expandir o número de unidades, isto é, se pretende instalar novos CRAS em breve. Em caso positivo, o vereador pede para que a Câmara Municipal seja informada oficialmente qual região seria beneficiada com a decisão da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Para ele, a atual quantidade de CRAS na cidade seguramente não está mais suportando toda a demanda existente, já que Ferraz de Vasconcelos possui um número significativo de famílias de baixa renda e, portanto, dependentes de políticas públicas na área social. “Por isso, quero tomar conhecimento sobre o que pensa a respeito do tema o poder público local”, diz Claudio Ramos. O requerimento foi aprovado na sessão ordinária na terça-feira, dia 13. Agora, o texto será enviado para o governo municipal.

Por Pedro Ferreira, em 14/06/2023.