Após cobranças, PS Infantil voltará a partir de janeiro

Suspenso desde fevereiro de 2016,  o atendimento no Pronto-Socorro (PS) Infantil do Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, na Vila Corrêa, em Ferraz de Vasconcelos, deverá voltar a funcionar a partir de janeiro do ano que vem. Além disso, o órgão estadual também promete aumentar o número de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica. Com isso, o espaço terá dez leitos disponíveis.  Com a medida, a expectativa é que a quantidade de atendimentos possa crescer dez vezes mais atingindo assim a algo em torno de quatro mil procedimentos mensais.

A volta do PS Infantil e a ampliação da UTI Pediátrica foram tratados durante reunião (foto) nesta quinta-feira, dia 25, no Regional. Participaram da audiência o coordenador estadual da Secretaria da Saúde, Antônio Jorge Martins, o deputado estadual recém-eleito, Rodrigo Gambale (PSL), o presidente da Câmara Municipal, Flavio Batista de Souza (PTB), o Inha, os vereadores Agílio Nicolas Ribeiro David (PSB) e Marcos Antonio Castello (SD), o Ratinho, o secretário municipal da Saúde local, Aloisio Lopes Priulli e o diretor técnico do Regional, Vanderlei de Almeida Rosa.

De acordo com a direção do Hospital, para colocar para funcionar o PS Infantil e a UTI Pediátrica serão contratadas equipes especializadas, ou seja, os serviços vão ser feitos por empresas terceirizadas, já que o sistema público de saúde estadual enfrenta um déficit de profissionais, sobretudo, de especialistas como, por exemplo, ortopedistas, pediatras, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, entre outros. Por isso, a saída mais adequada no momento para manter os atendimentos é a terceirização. Em geral, estima-se um gasto por mês de R$700 mil. O chamamento público ocorre nos próximos meses.

O retorno do PS Infantil e a contratação de médicos especialistas já veem sendo cobrados pela classe política local ao governo estadual há muito tempo, principalmente, por vereadores. Mas, agora os políticos da cidade ganharam o reforço de peso do recém-eleito deputado estadual, Rodrigo Gambale (3º dir), que mesmo antes de tomar posse, em março de 2019, começou a pressionar o Palácio dos Bandeirantes por melhorias no Regional. Ele reuniu-se com o titular da Saúde, Marco Antônio Zago, na semana passada, e com o próprio governador e candidato à reeleição, Márcio França (PSB), na quarta-feira, dia 24.

Por Pedro Ferreira, em 26/10/2018.