Cobrado pelo então presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos e atual vereador Flávio Batista de Souza (Podemos), o Inha (foto), em fevereiro de 2019, finalmente, parece que o Plano Municipal de Mobilidade Urbana da cidade tende a sair do papel em breve. A criação do grupo de trabalho com essa finalidade faz parte da portaria nº 41.761, de 19 de abril deste ano.
No documento assinado pela prefeita, Priscila Gambale (PSDB), a equipe técnica municipal para elaboração do plano local de mobilidade urbana será a responsável por prestar suporte técnico ao processo pretendido. O grupo deverá ser presidido pelo secretário municipal de Obras, Antônio Carlos dos Santos Ferreira, o Carlinhos. Em contrapartida, não há um prazo estipulado para o início dos trabalhos.
Integram ainda a comissão, os secretários de Transportes e Mobilidade Urbana, Marcelo Dearo de Carvalho, de Planejamento Urbano, Eduardo Figueiredo Gomes de Paiva, o coordenador-executivo da pasta de Transportes e Mobilidade Urbana, Willians Santos, os agentes de trânsito Joelson Souza Miranda Filho e Glaucia Noronha Brito e as arquitetas municipais Fernanda Passos Lenharo e Natália Domingos Lima da Silva.
Na prática, o plano municipal de mobilidade urbana é a condição que permite o deslocamento das pessoas em uma cidade, com o objetivo de desenvolver relações sociais e econômicas. Enfim, ônibus, outros transportes coletivos e carros devem fazer parte das soluções de mobilidade urbana. Os principais desafios, por sua vez, são: a falta de pavimentação, o excesso de congestionamento e a poluição. Inha comemorou a decisão do Poder Executivo.
Por Pedro Ferreira, em 24/04/2023.