Principal representante da Central Única das Favelas (Cufa), em Ferraz de Vasconcelos, Geraldo Augusto Rodrigues Mendes conhecido popularmente como o Servo GDS, isto é, Guerreiro do Senhor, assumiu temporariamente o cargo de vereador na cidade. A posse ocorreu na sessão ordinária desta terça-feira, dia 13. O suplente (foto) substitui o titular Álvaro Costa Vieira (Pode), o Kaká, que pediu licença por 30 dias contados a partir do último dia 11, para tratar de assuntos pessoais.
Apesar de estar acompanhado de parentes, amigos e correligionários, que aliás, lotaram o plenário da Casa e das boas-vindas dos colegas, o Servo GDS (Pode) demonstrava visível nervosismo por fazer a sua estreia no cenário político ferrazense. Na tribuna, agradeceu primeiramente a Deus, a sua família e amigos por ter a honra de exercer a vereança pela primeira vez. Morador no tradicional bairro do Tanquinho desde 2014, o vereador apresentou um pequeno histórico de sua trajetória como voluntário. Em 2020, recebeu 443 votos nas urnas.
Profundo conhecedor da luta diária pela sobrevivência do povo da periferia não apenas de Ferraz de Vasconcelos, mas de diversas cidades paulistas e, portanto, brasileiras, já que o trabalho social da Cufa está felizmente presente no país inteiro, Servo GDS afirmou que somente neste período de pandemia distribuiu cestas básicas de alimento para mais de 400 famílias locais e, com isso, acabou minimizando o sofrimento de inúmeras pessoas que querem apenas uma oportunidade de emprego.
Natural da capital paulista, notadamente do Jardim Imperador, na região do bairro do Aricanduva, na zona leste, o Servo GDS aproveitou a sua primeira participação na sessão ordinária para homenagear a saudosa avó Neusa Rodrigues Ramos, hoje eternizada com o nome da antiga Rua Pongaí, no Tanquinho. Além disso, o parlamentar enalteceu a prefeita, Priscila Gambale (PSDB) e secretários, entre eles, o de Serviços Urbanos, Agílio Nicolas Ribeiro David, e o de Planejamento Urbano, Hodirlei Martins Pereira, o Mineiro.
Veterano
Além dele, o presidente do Legislativo, vereador Flávio Batista de Souza (Pode), o Inha, empossou ainda o suplente do Republicanos e ex-parlamentar por dois mandatos consecutivos, de 2013 a 2020, José Nélson Ferreira, o Pastor Nélson. Na realidade, o suplente ficará no lugar de Antônio Carlos Alves Correia, da mesma legenda, que pediu afastamento por 15 dias desde 9 do corrente para cuidar da saúde. Por isso, o Pastor Nélson (1º dir) desejou pronto restabelecimento ao colega de partido.
Por Pedro Ferreira, em 13/09/2022.