Alunos municipais terão aulas de matemática financeira em 2019

Por recomendação do vereador, Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue, a Secretaria da Educação do município vai ministrar aulas de empreendedorismo para os alunos do ensino fundamental II. Com isso, os estudantes locais aprenderão conceitos de matemática financeira e de planejamento econômico. A meta é que essa modalidade de ensino torne-se realidade ainda este ano. A indicação aconteceu, em 2017.

A novidade na grade curricular foi discutida durante reunião entre Renatinho Se Ligue (foto) e a equipe pedagógica da pasta, na semana passada. Na audiência, o vereador destacou o quanto será importante para o futuro de jovens aprenderem a cuidar de seu próprio dinheiro logo cedo. “As aulas de planejamento financeiro vão mudar a perspectiva deles em relação a dinheiro, sobre como guardá-lo e gastá-lo. Enfim, o que fazer com a grana”, relatou o vereador.

A proposta ainda não foi finalizada, mas as aulas devem fazer parte da disciplina de matemática, influenciando assim as crianças a trabalharem com situações que não estão acostumadas no dia a dia. Segundo Renatinho, a ideia inicial seria uma disciplina de empreendedorismo que trataria não somente de questões econômicas, contudo, também técnicas de gestão, inovação, criatividade e sustentabilidade, com conteúdo compatível com a idade dos alunos.

“Na prática, o aluno seria preparado, por exemplo, para trabalhar com o empreendedorismo social, ou seja, incutir na sociedade o conceito de medidas sustentáveis conciliando assim avanços tecnológicos e a natureza”, afirma Renatinho. Ainda de acordo com o parlamentar, a inclusão da matemática financeira já é um grande avanço, isto é, o pontapé para uma grade curricular mais ampla e inovadora.

Por  Pedro Ferreira e assessoria do vereador, em 07/02/2019.