Alegrete promete apresentar projeto da Política Municipal de Resíduos Sólidos na 2ª feira

Em pé, vereador Aurelio Alegrete apresenta projeto da Política Municipal de Resíduos SólidosO vereador Aurelio Costa de Oliveira (PPS), o Aurelio Alegrete, disse que pretende apresentar a Câmara Municipal na próxima segunda-feira, dia 09, a partir das 18h, o projeto de lei que dispõe sobre a criação da Política Municipal de Resíduos Sólidos de Ferraz de Vasconcelos. Antes, porém, ele promoveu (foto) um debate a respeito do tema, na segunda-feira, dia 02, na Associação Comercial e Industrial (Acifv), no centro. O evento reuniu empresários, comerciantes, representantes de entidades sociais, entre outras, autoridades.

Para Aurelio Alegrete, o texto que vai regulamentar a Política Municipal de Resíduos Sólidos foi elaborado com parâmetro nas normas gerais contidas na Política Nacional (Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010) e na Estadual (Lei Nº 12.300, de 16 de março de 2006). Na prática, a matéria trata sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos de qualquer natureza. A proposta está focada no desenvolvimento sustentável, na responsabilidade compartilhada e no respeito às diversidades locais e regionais, entre outros, princípios e objetivos.

Com isso, deverá ser priorizada a coleta seletiva de lixo, a instalação de ecopontos em bairros, sobretudo, para receber restos da construção civil e, principalmente, proporcionar um grande incentivo a cooperativas de catadores de lixo, hoje, resumida a apenas uma, mas, quase parada na cidade. Em resumo, o projeto de lei visa evitar problemas ambientais, gerar renda e, ao mesmo tempo, contribuir para acabar com os chamados “lixões”, no município. O texto contém 25 páginas e recebeu a assessoria do advogado especialista em meio ambiente, José Valverde Machado Filho.

Dep. fed. Arnaldo Jardim dá palestra sobre resíduos sólidos em FerrazResponsável pela criação da Política Estadual e Nacional de Resíduos Sólidos, o deputado federal (foto) Arnaldo Jardim (PPS-SP) afirmou durante palestra, na segunda-feira, que Ferraz de Vasconcelos vai sair na frente no Alto Tietê ao regulamentar a sua política de resíduos sólidos. Ele elogiou a iniciativa de Alegrete. Ele adiantou que no Brasil dos 5.664 municípios somente 994 têm coleta seletiva de lixo regular. O ato atraiu ainda o vice-prefeito, José Izidro Neto (PMDB), o vereador Henrique Marques (PPS), o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Carlos César Alves, o presidente da Acifv, Aureo do Carmo e o delegado-titular da cidade, Wagner Lombisani.