Projeto incentiva a soltura correta de pipas na cidade

Projeto incentiva a soltura correta de pipas na cidade

Com o objetivo de orientar para a prática consciente, ou seja, da soltura correta de pipas na cidade e, com isso, evitar acidentes, a vereadora Roseli Aparecida Messias Ferreira (PRB), a Rose Fitness (foto) apresentou o projeto de lei que dispõe sobre a “Semana Educativa do Uso Responsável de Pipas”. O evento será feito anualmente na segunda semana de junho. O texto foi aprovado em primeiro turno na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 12.

Para ela, promover à conscientização de crianças e adultos sobre a utilização segura das pipas, assim como, fomentar o desenvolvimento de trabalhos artísticos e culturais abrangendo a criação, exposição e a revoadas de pipas artesanais se constituem os principais pilares de sua proposta que deve voltar à pauta em segunda e última discussão na próxima segunda-feira, dia 19, a partir das 18h. Depois, a matéria seguirá para a sanção do Poder Executivo.

De acordo com o projeto de lei, durante a semana ora instituída, as escolas públicas e privadas poderão realizar eventos, campanhas e atividades multidisciplinares para atingirem as metas da futura norma. Além disso, a matéria da vereadora autoriza a administração municipal a destinar espaços ou áreas públicas abertas, amplas e sem a existência de rede elétrica ou fluxo de veículos para ser usadas como “pipódromos” na cidade. O texto foi incentivado pelo especialista no assunto, (foto) Tiago Santiago Alves Felipe.

Enfim, a proposta permite que os eventos também sejam feitos na época de férias escolares, tradicionalmente, em julho e janeiro. O texto prevê ainda que o governo local poderá firmar parcerias sem gerar despesas aos cofres públicos com o Corpo de Bombeiros e com a concessionária de energia elétrica, isto é, com a EDP Bandeirante. O convênio visa proporcionar a realização de palestras nas escolas e orientar os alunos a como fazer o uso correto de pipas.

O mesmo tipo de cooperação também poderá ser fechado com pessoas físicas e jurídicas, sobretudo, com voluntários, que, por simples requerimento manifestem o seu interesse perante o setor competente da municipalidade para produzir trabalhos artísticos e culturais, isto é, a criação, a exposição e a revoadas de pipas artesanais. A vereadora Rose Fitness agradece os votos dos colegas no primeiro turno e espera repetir o placar na segunda deliberação.

Por Pedro Ferreira, em 15/08/2019.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Fechar Menu