Mineiro critica a falta de acessibilidade em escolas municipais

Durante a discussão do requerimento convocando a secretária da Educação, Valéria Eloy da Silva Kovac, na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 11, o vereador Hodirlei Martins Pereira (PPS), o Mineiro, aproveitou o ensejo para cobrar mais acessibilidade nas escolas municipais. Segundo ele (foto), a carência afeta, seguramente, todas as unidades de ensino, o que só complica ainda mais a vida de alunos com deficiência ou com mobilidade reduzida momentânea.

Além disso, na opinião de Mineiro, não são apenas as chamadas barreiras físicas presentes nas escolas locais que atrapalham o dia a dia de estudantes cadeirantes, mas também a falta de material pedagógico apropriado. Ainda, de acordo com o parlamentar, a questão de acessibilidade não está restrita somente ao impedimento de ir e vir por uma pessoa com deficiência, porém, abrange outras temáticas inerentes a essa dificuldade do cidadão nessa condição.

“De um modo geral, as nossas escolas municipais e as repartições públicas locais não estão adequadas para receber uma pessoa com deficiência com a devida facilidade e, ao mesmo tempo, oferecer um pouco mais de dignidade a mesma”, critica Mineiro. No fundo, a ausência de acessibilidade na cidade pode ser facilmente encontrada e desafiada todos os dias quando o cidadão com deficiência tenta andar nos passeios públicos, já que a maioria das calçadas apresenta desnível acentuado.

Um dos vereadores mais identificados com a causa na atual legislatura e autor de leis que objetivam aumentar o grau de acessibilidade em Ferraz de Vasconcelos, Mineiro já preparou inclusive três requerimentos exigindo, por exemplo, o número de cadeiras de roda disponível nas escolas municipais e a presença do professor de apoio. Os documentos encontram-se protocolados e aguarda o momento para ser votado em plenário, no entanto, não existe uma data.

Por Pedro Ferreira, em 13/03/2019.

Veja Também

Vereadores iniciam recesso parlamentar na 2ª feira

A última sessão ordinária nesse primeiro semestre aconteceu, na segunda-feira, dia 24, porém, oficialmente, a …