Alteração em critério da Frente de Trabalho é adiada por 15 dias

Por requerimento do vereador Luiz Fábio Alves da Silva (MDB), o Fabinho (foto), o plenário da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos resolveu adiar por 15 dias a votação em primeiro turno de mudança na Frente de Trabalho, na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 4. Na prática, o texto reduz a idade mínima do trabalhador temporário de 21 para 18 anos. A iniciativa partiu de Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se ligue. Para Fabinho, a ideia é que a matéria possa receber mais alterações.

Entre as possíveis modificações em estudo consta, por exemplo, o aumento no tempo de permanência de bolsistas no programa de auxílio desemprego dos atuais seis meses prorrogáveis por igual período uma única vez para 12 meses podendo ser estendido por tempo semelhante. Essa proposta foi defendida pelo vereador Claudio Roberto Squizato (PSB). Além disso, os parlamentares pretendem sugerir ao Poder Executivo acrescer o valor da bolsa, hoje, de R$592,00.

Subordinada a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Frente de Trabalho oferece uma ocupação a pessoas desempregados na cidade durante seis meses podendo ser recontratadas por igual período uma única vez. Os beneficiados recebem além da ajuda mensal, uma cesta básica e um seguro de acidentes pessoais. Além disso, o programa prevê a qualificação profissional dos mesmos. O expediente é de 8h por dia e quatro dias por semana. A Frente de Trabalho atende 500 bolsistas, todavia, existe uma lista de espera de mais de 1,8 mil candidatos em sua maioria mulheres.

Na atual administração, a seleção de candidatos passou a ser feita nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A medida visa evitar algum tipo de fraude e, ao mesmo tempo, contemplar, de fato, moradores que realmente precisam do benefício. Antes, o cadastro era realizado na própria Secretaria Municipal de Assistência Social, mas os critérios adotados na hora de escolher os futuros bolsistas não tinham o mesmo rigor. Em contrapartida, os técnicos dos Cras possui todo o perfil econômico e social das famílias inscritas.

Por Pedro Ferreira, em 05/02/2019.

 

 

Veja Também

Eliel concede título de cidadão ao pastor-presidente do Setor 27

O pastor-presidente da Igreja Assembleia de Deus, Ministério do Belém, em Ferraz de Vasconcelos, Euclides …