Projeto de lei estimula a prevenção ao câncer de pele

O texto foi elaborado, em dezembro do ano passado, porém, por falta de tempo hábil para ser lido durante o período de expediente naquele mês, o projeto de lei que institui na cidade o chamado “Dezembro Amarelo” acabou não sendo apreciado pela Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos. Com isso, a expectativa é que a leitura da matéria seja, finalmente, feita em plenário, possivelmente, após o recesso parlamentar, em fevereiro, para depois seguir para as comissões competentes da Casa.

Na prática, a proposta visa à promoção de ações coordenadas pelo poder público e pela sociedade civil sobre a prevenção ao câncer de pele. A iniciativa em tramitação no Legislativo local partiu do vereador José Aparecido Nascimento (PT), o Aparecido Marabraz. Segundo o petista (foto), o “Dezembro Amarelo” possui, entre os seus principais objetivos: orientar os munícipes que devem evitar a exposição ao sol, sobretudo, no período da 10h às 16h.

Além disso, o texto prevê ainda que a sociedade em geral possa ser alertada a cerca de importância de procurar o dermatologista no mínimo uma vez ao ano para verificar a viável presença de manchas na pele e, principalmente, usar sempre o protetor solar não apenas quando for à praia, mas sempre que estiver em contato direto com o sol. “Na verdade, nós brasileiros precisamos criar o hábito saudável de passar o protetor solar para deixar a nossa pele oleosa e, portanto, protegida”, diz Marabraz. O mais perigoso deles é o melanoma.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é que tem a maior incidência no Brasil. A doença responde por 33% de todos os diagnósticos feitos por especialistas. Ainda, segundo o órgão federal, a cada ano são registrados no país mais de 180 mil novos casos de câncer de pele. Por sua vez, uma vez descoberto logo no seu início, o índice de cura da patologia atinge a 99%. Em contrapartida, com a prevenção permanente a chance de contrair a doença cai de forma radical.

Por Pedro Ferreira, em 15/01/2019.

Veja Também

Marcos BR e Renatinho querem a anistia de juros e multas

Assim como aconteceu até a metade de março do ano passado, a Prefeitura de Ferraz …