Com número maior, Casa vai eleger membros de comissões

Com número maior, Casa vai eleger membros de comissões

Com as estreias das Comissões Permanentes de Transporte Público, de Promoção, Assistência e Desenvolvimento Social e de Proteção e Bem-Estar Animal, os vereadores de Ferraz de Vasconcelos elegem os integrantes agora dos 14 colegiados da Casa em sessão especial no dia 22 do corrente, às 10h. Na oportunidade, serão escolhidos em voto aberto os presidentes, relatores e membros de cada grupo para o biênio 2019/2020.

Fazem parte ainda do Regimento Interno (RI) da Câmara Municipal a de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), de Orçamento, Finanças e Contabilidade, de Obras e Serviços Públicos, de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo, de Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo, dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Pessoa com Deficiência, dos Direitos do Consumidor, da Segurança Pública, do Idoso. Completa a lista a de Ética de Decoro Parlamentar.

Do total de 14 comissões permanentes, são todas, na prática, importantes, na hora de emitir o parecer pela legalidade de assuntos pertinentes a sua abrangência, porém, figuram como as principais a CCJ e a de Orçamento, Finanças e Contabilidade. Em geral, a eleição não apresenta uma disputa acirrada, aliás, a tradição é haver consenso entre os vereadores, mas para acertar os detalhes antes do pleito, o presidente da Casa, Agílio Nicolas Ribeiro David (PSB) fez uma reunião, na quinta-feira, dia 10. A ideia, segundo ele (foto), é que todos os vereadores possam fazer das comissões permanentes.

Em relação às três comissões permanentes novatas, todas são de autoria da Mesa Diretora do Poder Legislativo, contudo, as iniciativas para a criação delas partiram, respectivamente, dos vereadores, Flavio Batista de Souza (PTB), o Inha, de Claudio Ramos Moreira (PT) e de Claudio Roberto Squizato (PSB). Com isso, existe uma grande possibilidade dos três serem eleitos os presidentes. Enfim, o único que não pode ocupar nenhum cargo nesses colegiados é o comandante da Câmara Municipal.

Por Pedro Ferreira, em 14/01/2019.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Fechar Menu