Procon de Ferraz realiza cotação de preços de material escolar

Para ter um parâmetro e, ao mesmo tempo, evitar uma eventual disparada nos preços do material escolar justamente nesse início de ano quando pais ou responsáveis vão a estabelecimentos comerciais afins para comprar a lista de produtos sugerida por escolas, o Procon de Ferraz de Vasconcelos resolveu fazer uma pesquisa de preços, na terça-feira, dia 08. Acompanhada do vereador, Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue (foto), a própria diretora do órgão, a advogada Juliane Gallo (dir) foi quem fez o levantamento em três lojas na cidade.

De acordo com a diretora, após uma breve consulta nos valores do material escolar nos três principais estabelecimentos comerciais, ou seja, a Miamor, a X-Tudo e a lojika que vendem os itens básicos exigidos por unidades de ensino locais no começo do ano ficou constatado uma quantia média de R$65,66 por uma lista de 16 produtos essenciais. Neste caso, segundo ela, a em princípio, não o estudo não verificou nenhum tipo de exagero nos preços do material escolar. Mesmo assim, Juliane Gallo orienta a pais ou responsáveis que a melhor saída para economizar na compra é pesquisar e comparar os custos.

A diretora adiantou ainda que o levantamento efetuado, na terça-feira, não significa a realização de um processo de fiscalização contra as lojas que comercializam o material escolar.  “Foi, na realidade, apenas uma pesquisa para termos uma noção dos preços praticados”, comenta Juliane Gallo. Em contrapartida, ela acrescenta que nada impede de o consumidor de acionar o Procon de Ferraz de Vasconcelos caso encontre alguma variação, ou seja, haja diferença do mesmo produto. Para ela, é muito importante que pais ou responsáveis observem se a escola especificou a marca do item.

No fundo, trata-se de uma recomendação proibida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), porém, cabe ao próprio interessado adquirir o material escolar de sua preferência. O detalhe, de acordo com a diretora do Procon local, é que a unidade de ensino pode sugerir somente a lista de material de uso coletivo em sala de aula como, por exemplo, folhas de sulfite. O Procon de Ferraz de Vasconcelos funciona de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17h, no Centro de Integração da Cidadania (CIC), na Rua Américo Trufelli, 60, no Parque São Francisco. Informações: (11) 4679-4782. Renatinho (foto), por sua vez, parabeniza o órgão pela cotação de preços de  material escolar.

Por Pedro Ferreira, em 09/01/2019.

Veja Também

Projeto de lei estimula a prevenção ao câncer de pele

O texto foi elaborado, em dezembro do ano passado, porém, por falta de tempo hábil …