Câmara encerra 1ª edição reformada do Parlamento Estudantil

Com a participação de alunos do 7º ano do ensino fundamental II das Escolas Municipal Primorosa Jorge do Nascimento e Myriam Rodrigues Alckmin, a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos concluiu a primeira edição do novo formato do projeto Parlamento Estudantil, na terça-feira, dia 4. Na ocasião, os estudantes (foto) realizaram  uma sessão simulada. Por sua vez, os vereadores juvenis cobraram mais segurança pública, serviços de zeladoria e uma solução para o prédio abandonado do centro de convenções, no centro, entre outas, demandas.

Antes, porém, no período da manhã, eles prestigiaram a formatura de 495 colegas no Programa de Resistência e Combate às Drogas (Proerd), no Montreal, no Tanquinho. Além disso, os alunos acompanhados de professores reuniram-se com o prefeito, José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta. A audiência contou ainda com os vereadores, Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue, Flavio Batista de Souza (PTB), o Inha, Hodirlei Martins Pereira (PPS), o Mineiro, Agílio Nicolas Ribeiro David (PSB) e Marcos Antonio Castello (SD), o Ratinho.

Na semana passada, fizeram parte do Parlamento Estudantil uma versão moderna do Vereador Por Um Dia, alunos (foto) do ensino médio da rede estadual. Assim como, os colegas juvenis, os estudantes jovens também conheceram o dia a dia da Casa, falaram com o chefe do Poder Executivo e efetuaram sessão simulada. A pauta não fugiu de temas como a falta de segurança pública, de iluminação e o fechamento de buracos. De um modo geral, os participantes consideraram a experiência bastante válida e, com isso, puderam saber, de fato, qual o papel do vereador.

Aliás, de acordo com os autores da nova roupagem do Parlamento Estudantil, Renatinho Se Ligue e Inha, o plano possui exatamente esse objetivo, ou seja, despertar o interesse de adolescentes e jovens para o mundo político. “Na realidade, a nossa iniciativa visa incentivar esse segmento da sociedade a participar desde já de assuntos relacionados à politica. Enfim, é uma oportunidade dos alunos terem ciência que o vereador não pode fazer tudo, assim como, o prefeito municipal”, concluem Renatinho e Inha. Eles (foto) agradecem a presença de todos durante os quatro dias de evento.

Por Pedro Ferreira, em 05/12/2018.

Veja Também

Rose apresenta emenda para garantir o conserto de quadra

Construída na segunda metade da década de 90, a quadra poliesportiva situada na Pedro Leite, …