Nicolas articula a instalação de setor de hemodiálise no Regional

Um dos autores da moção de aplauso ao governador de São Paulo, Márcio França (PSB) aprovada, por unanimidade, na segunda-feira, dia 25, o vereador Agílio Nicolas Ribeiro David (PSB) disse que pretende aproveitar o ensejo da entrega da homenagem no Palácio dos Bandeirantes, em breve, para juntamente com o restante dos colegas apresentarem uma pauta de reivindicações em prol da cidade. Um dos possíveis pedidos é a instalação de um setor de hemodiálise no Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, na Vila Corrêa.

Segundo ele (foto), na prática, a futura comitiva de vereadores vai reforçar a cobrança pela criação da ala de hemodiálise dentro do Hospital Regional, já que o projeto-executivo com essa finalidade já encontra-se tramitando na Secretaria de Estado de Saúde, de acordo com a própria direção do Dr. Osíris Florindo Coelho. Os leitos inclusive funcionariam no quarto andar do prédio que, na atualidade, está desocupado. No caso de pacientes locais, a Prefeitura Municipal transporta em média por mês 1,1 mil usuários a clínicas e hospitais na capital e na região metropolitana.

Além disso, a caravana de vereadores ferrazenses objetiva pedir ao governador e pré-candidato à reeleição, em outubro, Márcio França a volta da ala de psiquiatria do Hospital Regional desativada desde 2014. O fim do atendimento especializado afeta o tratamento de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) situados em cidades da região. No caso específico da unidade de Ferraz de Vasconcelos localizada na Avenida Nove de Julho, alguns usuários precisam ser internados, porém, quando são encaminhados ao Regional ficam apenas em observação e depois recebe alta.

Com isso, muitos pacientes simplesmente interrompem o tratamento, o que acaba agravando ainda mais o seu quadro clínico. Neste caso, fica evidente a possibilidade de acontecer um surto psicótico colocando assim em risco não somente a integridade física dos próprios usuários como a de seus familiares ou responsáveis. Acionado por um representante do Caps local, o vereador Claudio Ramos Moreira (PT) elaborou um requerimento pedindo informações sobre o fechamento do setor de psiquiatria a Secretaria de Estado da Saúde. O documento poderá ser votado, em agosto.

Por Pedro Ferreira, em 28/06/2018.

Veja Também

Marcos BR lamenta o descaso com o antigo prédio da Etec

Depois de travar uma luta sem trégua nos últimos meses para convencer a Prefeitura de …