Vereadores aprovam a criação do Parlamento Estudantil

A Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos aprovou em duas sessões, na segunda-feira, dia 25, o projeto de resolução que institui o Parlamento Estudantil na Casa. A matéria de autoria dos vereadores Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue (frente) e Flavio Batista de Souza (PTB), o Inha, já foi inclusive publicada e, portanto, está apta a ser aplicada. A primeira edição poderá ser realizada em agosto.

O Parlamento Estudantil prevê que os estudantes façam uma simulação de atividades legislativas, tendo como requisito para as inscrições a apresentação de um projeto de lei, que ao final da experiência será discutido e votado com os jovens participantes. As sessões simuladas deve ser feita anualmente no mês de agosto de cada ano, em dias determinados pela Mesa Diretora da Casa.

Os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do município poderão se inscrever e concorrer a uma das 34 vagas disponíveis, sendo 17 para vereadores juvenis, destinadas aos jovens do 7º ao 9º ano e 17 para vereadores jovens, para os alunos matriculados entre o 1º e 3º ano do Ensino Médio. Cada escola poderá concorrer com apenas um candidato por categoria, apresentando respectivamente um projeto por autor.

A legislatura dos estudantes terá a duração de três dias, onde eles conhecerão o desenvolvimento dos trabalhos legislativos, passarão por uma solenidade de posse, votarão para escolher os componentes da Mesa Diretora, ou seja, para os cargos de presidente, vice-presidente, primeiro, segundo e terceiro secretários, bem como discutirão e votarão os projetos criados por eles.

Segundo Renatinho, é de extrema importância que os jovens saibam qual o papel do vereador, sobretudo, que estejam presentes na política da cidade. “Estou muito feliz em saber que hoje nós temos a possibilidade de trazer a juventude para a câmara, de ouvi-los, colocar seus projetos em prática e mostrar que a política é sim um espaço para o jovem” relatou o parlamentar.

Por Pedro Ferreira e assessoria do vereador, em 27/06/2018.

 

Veja Também

Recesso parlamentar deverá começar no próximo dia 1º

Conforme prevê o Regimento Interno (RI) da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, os vereadores …