Câmara derruba veto que beneficiava a Sabesp

Contrariando a decisão do Poder Executivo, a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos derrubou o veto total ao projeto de lei que obriga a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) a instalar válvulas ventosas para evitar problemas de ar contido nas redes de abastecimento de água, na cidade. A votação da matéria por 13 votos favoráveis e três ausências ocorreu na sessão ordinária (foto), na segunda-feira, dia 14. O texto havia sido aprovado pela Casa, em abril deste ano.

Pela matéria do vereador José Nelson Ferreira (PRB), o Pastor Nelson, a colocação das válvulas ventosas deverá ser feita pela Sabesp em todo o sistema de abastecimento de água no município. Para o pastor Nelson, a medida se faz necessária, já que muitos moradores locais desconfiam de os medidores funcionarem mesmo com a torneira fechada. Ainda, de acordo com ele, a matéria favorece aos interesses da população consumidora.

Por isso, o parlamentar integrante do mesmo partido político do prefeito, José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, criticou a administração da cidade por discordar de uma medida que beneficia os usuários. Já o Poder Executivo diz que não tem interesse local no assunto. Além de Pastor Nelson (foto), também condenaram o veto Luiz Fabio Alves da Silva (MDB), o Fabinho, Claudio Roberto Squizato (PSB), Eliel de Souza (PR), o Eliel Fox e Roseli Aparecida Messias Ferreira (PRB), a Rose Fitness.

Por outro lado, a presença de ar na rede coletora de água pode ser ocasionada, por exemplo, quando as válvulas das bombas não estão fechadas corretamente ou quando as mesmas aspiram o ar. Enfim, criam-se bolsões que podem danificar a tubulação e perdas de cargas adicionais. A derrubada do veto será promulgada pela Mesa Diretora da Casa, nos próximos dias.  O texto também é assinado pelo saudoso, Lairton Dantas Pessoa (PRB), o Primo Ceará, morto, em 14 de abril do corrente.

Por Pedro Ferreira, em 15/05/2018.

Veja Também

Projeto obriga a divulgação de lista de medicamentos em site

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos poderá ser obrigada a publicar no seu site oficial …