Executivo veta a instalação de válvulas ventosas pela Sabesp

Alegando a falta de interesse local no assunto, o prefeito de Ferraz de Vasconcelos, José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta, vetou na íntegra o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal, no início do mês passado, obrigando a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) a instalar válvulas ventosas para evitar problemas de ar aprisionado nas redes de abastecimento de água, na cidade. O veto total poderá ser votado nas próximas sessões ordinárias.

Pela matéria do vereador José Nelson Ferreira (PRB), o Pastor Nelson (foto), a colocação das válvulas ventosas deverá ser feita pela Sabesp em todo o sistema de abastecimento de água no município. Para o pastor Nelson, a medida se faz necessária, já que muitos moradores locais desconfiam de os medidores funcionarem mesmo com a torneira fechada. Por sua vez, a empresa concessionária nega essa possibilidade com veemência e, portanto, sobra para o consumidor a especulação.

 Com isso, a suspeita recai sobre a possível presença de ar na tubulação fazendo com que o relógio opere independentemente de o usuário está ou não usando a água. Como consequência básica, o morador acaba pagando por um consumo inexistente, o que onera ainda mais o seu já minguado orçamento. O vereador Pastor Nelson  sustenta que foi comprovado por meio de pesquisa o funcionamento de medidores por pressão de ar. Além disso, ele promete lutar  para derrubar o veto em plenário. O vereador acrescenta que já se reuniu com Zé Biruta para tratar sobre o tema, porém, não saiu convencido no encontro.

A existência de ar na rede coletora de água pode ser ocasionada por vários motivos como, por exemplo, quando as válvulas das bombas não estão fechadas corretamente ou quando as mesmas aspiram o ar. Enfim, criam-se bolsões que podem danificar a tubulação e perdas de cargas adicionais. Por isso, para impedir problemas de ar nos canos são instaladas válvulas ventosas nos pontos mais elevados da tubagem. O texto também é assinado pelo saudoso, Lairton Dantas Pessoa (PRB), o Primo Ceará, morto, em 14 de abril do corrente.

Por Pedro Ferreira, em 10/05/2018.

Veja Também

Projeto que incentiva a doação de sangue integrará calendário

A Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos acaba de aprovar em segundo turno o projeto …