Postos de saúde ficam sem vacina contra a febre amarela

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ferraz de Vasconcelos não estão fornecendo a vacina contra a febre amarela por falta de insumos e por problemas com as geladeiras, que conservam os materiais. A situação foi averiguada pelo vereador Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue (foto), durante fiscalização realizada na última sexta-feira, dia 5, após denúncias dos munícipes.

Segundo o parlamentar, diversos ferrazenses entraram em contato com o seu gabinete para denunciar a falta de vacinação contra a febre amarela. “Com tantas reclamações, resolvi fiscalizar, pessoalmente, o problema apontado pela população”, afirmou. Na vistoria na UBS do Jardim Yone e no Centro de Saúde (CS) II, foi identificada danificação nas geladeiras que deveriam abrigar parte dos medicamentos e na do Bela Vista, não havia seringa para vacinação”, denuncia.

Renatinho Se Ligue ressalta ainda que recentemente um macaco foi encontrado morto na região do Cambiri e, apesar de não ter sido confirmado ainda o óbito por febre amarela, a municipalidade deveria reforçar o processo de imunização da população. O vereador lembrou também que devido ao risco da doença, o governo estadual definiu um calendário de vacinação em pontos estratégicos. Em Ferraz, seriam os postos do Jardim Ione, da Vila São Paulo e o CS-II, no centro.

“Na realidade, durante o mês de dezembro o cronograma foi cumprido, entretanto, a campanha deveria continuar em todas as UBSs da cidade. Porém, conforme as denúncias dos moradores, as vacinas não estão disponíveis nem em áreas de risco”, alertou. O parlamentar lamenta que a Secretaria Municipal da Saúde não tenha adotado as medidas preventivas cabíveis. “Como passei o dia nas UBSs, liguei para o secretário municipal de Saúde para saber quais providências seriam tomadas. Mas, o celular estava fora de área”, finalizou.

Por Pedro Ferreira, em 09/01/2018.

Veja Também

Vereador Nicolas é escolhido o líder da bancada do PSB

O vereador Agílio Nicolas Ribeiro David (PSB), foi eleito o líder da legenda na Câmara …