Mineiro exalta o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no último domingo, dia 3, foi destacado na tribuna da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos pelo vereador e vice-presidente da Casa, Hodirlei Martins Pereira (PPS), o Mineiro (foto), na segunda-feira, dia 04. Para ele, trata-se de uma data extremamente importante para conscientizar a sociedade em geral a ser mais tolerante e, ao mesmo tempo, aceitar a conviver com pessoas diferentes, isto é,  a não ter preconceito.

Na sexta-feira, dia 1º, Mineiro participou das atividades relativas à terceira edição da Virada Inclusiva na Escola Municipal de Educação Especial (EMEE) Monteiro Lobato, no Parque Municipal Nosso Recanto, no Jardim Pérola. A programação do evento incluiu exercícios físicos e competições esportivas e culturais, entre outras, atrações. O ato inclusivo foi realizado em conjunto pelas Secretarias Municipais da Educação, da Juventude, Esporte e Lazer com a pasta estadual do setor.

Na ocasião, a versão local da Virada Inclusiva atraiu a participação de mais de 150 pessoas e alunos com deficiência da Monteiro Lobato e de Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES) de Ferraz de Vasconcelos, Poá, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes. Além deles, integrantes da Associação das Mães dos Autistas de Ferraz de Vasconcelos (Amafv) também prestigiaram aquele ambiente inclusivo. No fundo, os estudantes com deficiência mostraram que são capazes de superar obstáculos.

Durante a Virada Inclusiva, os presentes disputaram corridas com cadeirantes e com apoio, além de jogar de forma adaptada basquetebol, tênis de mesa, arremesso de peso e lançamento de dardo. Eles assistiram ainda a filmes temáticos e receberam medalhas de ouro. Todas as atividades foram monitoradas por professores de educação física da rede municipal de ensino. “Na verdade, foi um momento de muita alegria e para quebrar preconceito. Por isso, estão  todos da parabéns”, conclui Mineiro.

Por Pedro Ferreira, em 05/12/2017.

Veja Também

Marcos BR aumenta verba da Educação para reformar prédio

A Secretaria da Educação de Ferraz de Vasconcelos terá a sua previsão financeira para 2018 …