Às dez horas do dia nove de agosto de dois mil e dezessete, no Plenário Prefeito H. Hans Louis Baxmann da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, sito a Avenida Dom Pedro II, 234, Centro, sob a Presidência do Vereador Pedro Paulo de Almeida (PR), realizou-se a Audiência Pública para prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde, referente ao 1.º Quadrimestre de 2017. A audiência contou com a presença dos vereadores Antonio Marcos Atanazio (PMDB), Claudio Ramos Moreira (PT), Eliel de Souza (PR) e Renato Ramos de Souza (PPS). Após agradecer a presença do Secretário Municipal da Saúde, Dr. Marco Aurélio Alves Feitosa, equipe técnica, servidores e população, o Presidente da Comissão convida o senhor Derli Bicudo Machado, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, para adentrar ao plenário. Em seguida, passa a palavra ao Secretário Municipal para apresentação dos dados atinentes a prestação de contas. O Secretário cumprimenta a todos e inicia a apresentação dos dados relativos ao período em análise. O Secretário demonstra as fiscalizações e auditorias realizadas ou em fase de execução, demonstrando que no período em análise o Conselho Regional de Farmácia fiscalizou as Unidades Básicas de Saúde, o Conselho Municipal de Saúde realizou fiscalização no Centro de Fisioterapia e o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo realizou auditoria na Estratégia de Saúde da Família do Bela Vista. Reuniões do Conselho Municipal de Saúde: Reuniões ordinárias – 3; Reuniões Extraordinárias – 2; Resoluções emitidas – 7. Atendimento da Ouvidoria: UBS Vila Santo Antônio – 7; UBS Mário Margarido da Silva CS II – 7; UBS CDHU – 5; UBS Jardim Castelo – 5; UBS Bela Vista ESF – 5; UBS Lucas Simplício Deliesposti ESF – 3; UBS Vila Margarida ESF – 3; UBS Vila São Paulo – 1; UBS Antonio Nhan ESF – 1; UBS Mário Squizato – 3; C.E.M – 3; Fisioterapia – 2; P.A.I. – 2; Vigilância Epidemiológica – 1; CAPS II – 1; Mais Mulher – 1; Ambulatório de Saúde Mental – 1. Produção Global de procedimentos de média e alta complexidade no quadrimestre – 355.590. Produção Consolidada nas Unidades Básicas de Saúde no quadrimestre:  Vila Santo Antonio – 27.265; Antonio Nhan – 24.077; Vila Margarida – 20.208; Jardim Bela Vista – 17.610; Mário Margarido da Silva / CS II – 17.303; Vila São Paulo – 17.716 (valor correto); Jardim São Lázaro – 15.775; Vila Jamil – 15.222; Lucas Simplício Deliesposti – 14.391; Jardim Castelo – 12.470; Mário Squizato – 11.667; CDHU – 11.337; Dr. Geraldo José R. Alckmin – 10.095. Produção Consolidada nas Unidades de Especialidades no quadrimestre: C.E.M. Centro de Especialidades Médicas – 13.614; Centro de Fisioterapia  – 11.616; P.A.I. Pronto Atendimento Infantil – 9.135; Ambulatório de Saúde Mental – 8.892; Mais Mulher – 7.040; S.A.E.  Ferraz de Vasconcelos – 6.785; C.E.O. Centro de Especialidade Odontológica – 5.655; CAPS AD – 5.584; SAMU – 4.696; CAPS II – 3.804; Vigilância  Sanitária – 1.652; Vigilância Epidemiológica – 1.431. Quantidade de pacientes atendidos no quadrimestre – 7.620. Quantidade de exames – 53.613. Procedimentos realizados no quadrimestre: Visita domiciliar profissional nível médio – 48.145; Aferição de pressão arterial – 38.111; Consulta médica em Atenção Básica – 34.796; Avaliação Antropométrica – 29.321; Glicemia Capilar – 12.893; Administração de medicamento em AB – 12.111; Coleta de material para exame laboratorial – 12.082; Consulta médica em Atenção Especializada – 11.828; Consulta de profissionais nível superior ESP – 11.583; Consulta de profissionais nível superior AB – 8.042; Consulta pré-natal – 4.514; Inalação / Nebulização – 2.954; Teste de gravidez – 1.304; Exames citopatológicos Papanicolau – 1.293 (valor correto); Teste rápido para HIV – 1.118; Teste rápido para Sífilis – 927; Teste rápido para Hepatite C – 393. Atividade Educativa / Orientação Grupo AB – 1.984; Atividade Educativa / Orientação em Grupo ESP – 1.472; Eletrocardiograma – 1.466; Curativo Grau II c/ ou sem debridamento – 1.465; Coleta de material p/ exame de colo de útero – 1.141; Terapia de Reidratação Oral – 1.081; Assistência Domiciliar por Prof. Nível Médio – 1.011; Consulta / Atendimento Domiciliar – 933; Consulta p/ acompanhamento, crescimento e desenvolvimento – 927; Retirada de pontos de cirurgias básicas – 920; Visita domiciliar Prof. Nível Superior – 883; Consulta Puerperal – 504; Teste rápido para Hepatite B – 464; Administração de medicamentos ESP – 129; Terapia de fonoaudiologia individual –  88. Atendimento por Profissional: Auxiliar de Enfermagem – 64.580; Biomédico (análises clínicas) – 53.710; Agente Comunitário de Saúde – 47.983; Auxiliar de Enfermagem ESF – 39.981; Cirurgião Dentista – 17.278; Enfermeiro ESF – 14.264; Enfermeiro – 12.927; Fisioterapeuta – 12.020; Cirurgião Dentista ESF – 8.633; Psicólogo Clínico – 7.686; Telefonista (SAMU) – 3.403; Assistente Social – 2.791; Cirurgião Dentista / Endodontista – 1.735 (valor correto); Cirurgião Dentista / Periodontista – 1.493; Cirurgião Dentista para pacientes com necessidades especiais – 1.223;  Nutricionista – 1.192; Cirurgião Dentista / Bucomaxilo – 1.119; Fonoaudiólogo – 875; Farmacêutico – 852; Terapeuta Ocupacional – 806; Agente de Saúde Pública – 308. Continuando, o Secretário apresenta os dados referentes ao Atendimento da Classe Médica: Médico da Estratégia de Saúde da Família – 21.284; Médico Clínico – 10.206; Médico Ginecologista – 7.336; Médico Pediatra – 7.171; Médico Psiquiatra – 3.692; Médico Cardiologista – 2.083; Médico Neurologista – 1.557; Médico em Radiologia e diagnóstico por imagem – 1.503; Médico Dermatologista – 1.157; Médico Otorrinolaringologista – 1.049; Médico Urologista – 801; Médico Ortopedista – 599; Médico Reumatologista – 504; Médico Veterinário – 409; Médico Vascular – 287; Médico Infectologista – 282; Médico Pneumologista – 280; Médico Endocrinologista – 164; Médico Mastologista – 51; Médico do Trabalho – 44. O Secretário passa a discorrer sobre as ações de educação desenvolvidas durante o quadrimestre: Capacitação VISA Arboviroses – capacitando setenta e um (71) profissionais nos dias 30/01, 01, 02 e 03/02/2017; Encontro de Cuidadores do Melhor em Casa – capacitando vinte e três (23) profissionais no dia 15/02/2017; Reunião GVE VII Violência contra a Mulher – capacitando sessenta e um (61) profissionais no dia 20/03/2017; Capacitação Hansen / TB / 3 bichos (SAE e VISA) – capacitando noventa e sete (97) profissionais no dia 23/03/2017; Boas Práticas (VISA) – capacitando sete (7) profissionais no dia 28/03/2017; Atualização de Pré-Natal, Sífilis e Planejamento Familiar (Cegonha, VISA e Mais Mulher) – capacitando trinta e um (31) profissionais nos dias 29, 30 e 31/03/2017; Capacitação Hansen / TB / HIV (SAE) – capacitando doze (12) profissionais no dia 31/03/2017; Video Conferência Diabetes – capacitando seis (6) profissionais no dia 25/04/2017; Treinamento Tracoma – capacitando dois (2) profissionais nos dias 08, 09 e 10/05/2017. Em seguida, o Secretário demonstra a oferta municipal por exames: USG Transvaginal – 764; USG Obstétrico – 458; Mamografia – 412; Endoscopia – 332; Ecocardiograma / Eletro – 276; USG Mama – 258; USG Geral – 228; RX com laudo – 215; Tomografia – 213; Densitometria – 213; Teste Ergométrico – 213; USG Tireóide – 130; Ressonância Magnética – 127; USG Pélvico – 115; USG Renal – 81; Eletroencefalograma – 58; USG Abdominal – 57; Holter – 56; USG Articulação – 45; Audiometria – 44; Colonoscopia – 39; Nasolaringoscopia – 39; Espirometria – 38; USG Partes Moles – 29; Eletroneuromiografia – 24; USG Próstata – 18; Biopsia Próstata – 15; MAPA – 5; Retossigmoidoscopia – 4; PAAF de mama – 4; Laringoscopia – 3; Medicina Nuclear – 3; Histeroscopia – 3; USG Fígado e Biliar – 1. Em seguida, o Secretário demonstra a oferta municipal por consultas: Urologia Clínica – 494; Endocrinologia – 201; Ortopedia Clínica – 422; Reumatologia – 141; Otorrino Clínico – 735; Cardiologia – 359; Cirurgia Vascular – 337; Oftalmologia – 291; Dermatologia – 520; Nutrição – 226; Cirurgia Pediátrica – 153; Microcirurgia – 126; Pneumologia – 100; Neurologia Cirurgia – 94; Cirurgia Geral – 83; Neurologia – 425; Mastologia – 73; Proctologia – 63. Nefrologia – 50; Hematologia – 42; Cirurgia Plástica – 39; Cirurgia Vasectomia – 36; Infectologia / Hepatologia – 32; Cirurgia Ginecológica – 26; Cirurgia Cabeça e Pescoço – 15; Cirurgia Laqueadura – 12; Gastro Clínica – 12; Oncologia – 8; Fonoaudiologia Especializada – 7;  Obstetrícia de alto risco – 6; Alergologia – 6; Homeopatia – 5; Odontologia / Sedação – 5; Cirurgia Torácica – 4; Gastro Cirúrgico – 2. Atendimento de odontologia: Clínico – 17.272; Estratégia de Saúde da Família – 8.633; Endodontista – 1.735; Pacientes com necessidades especiais – 1.297 (valor correto); Periodontia – 1.419 (valor correto); Bucomaxilofacial – 1.119. Atendimento P.A.I. Pronto Atendimento Infantil segundo a gravidade – Resolvidos no local com observação – 51; Resolvidos no local com consulta – 2.334; Encaminhados após atendimento – 23. Atendimento P.A.I. Pronto Atendimento Infantil segundo a faixa etária – De 0 a 1 ano – 984; De 2 a 7 anos – 1.059; De 8 a 12 anos – 342. Ambulatório de Saúde Mental: Psiquiatria – 2.885; Assistente Social – 272; Psicologia – 10.024; Terapia Ocupacional – 506; Enfermagem – 1.127; Eventos realizados – 8; Eventos (Pessoas atendidas) – 697. CAPS II: Psiquiatria – 460; Assistente Social – 717; Psicologia – 783; Terapia Ocupacional – 225; Enfermagem – 1.723 (valor correto). CAPS AD: Psiquiatria – 137; Assistente Social – 910; Psicologia – 1.525; Enfermeiro – 449; Enfermagem – 2.327; Eventos – 30; Controle de Tabaco – 113. Procedimentos de Fisioterapia: Atendimento fisioterapêutico nas alterações motoras e neurológicas – 7.150; Consulta de profissionais de nível superior – 2.038; Atendimento fisioterapêutico em pacientes no pré e pós-operatório nas disfunções de músculos esqueléticos – 1.850; Acupuntura – 390; Abordagem cognitiva comportamental do fumante – 147; Prática corporal / Atividade física em grupo – 64; Visita domiciliar por profissional de nível superior – 51; Atividade educativa / orientação em grupo na atenção especializada – 39. Melhor em Casa: Auxiliar / Técnico de Enfermagem – 561; Enfermeiro – 502; Psicólogo – 334; Médico – 207; Fisioterapia – 192; Assistente Social – 137; Terapeuta Ocupacional – 121; Nutricionista – 48; Óbitos – 6; Altas – 2. MAIS MULHER: Categoria Médica – 766; Categoria Enfermagem – 305; Exames citopatológico de colo – 55; Exames de Imagem – 1.526. SAMU: Chamadas  192  –  3.651; Envio de Ambulância –  2.016; Envio de Unidade de Suporte Básico – 1.150; Envio de Ambulância Tipo A – 730; Trotes  – 656; Cancelamento de envio de ambulância – 653; Engano – 319; Envio de Unidade de Suporte Avançado – 136; Orientações médicas sem envio de recursos – 7. SAE: Preservativos masculinos distribuídos – 128.861; Material didático distribuído – 35.380; Gel Lubrificante – 19.237; Preservativos femininos distribuídos – 3.842; Exames para diagnóstico de tuberculose BK – 262; Casos em seguimento de HIV – 234; Casos em seguimento de tuberculose – 47; Casos novos de tuberculose – 25; Casos notificados de HIV – 21; Casos em seguimento de Hanseníase – 9; Casos em seguimento de crianças expostas ao HIV – 9; Casos em seguimento Sífilis (Homens) – 5; Casos novos de HIV – 3; Casos novos de Hanseníase – 2. Continuando, passa a discorrer sobre as ações da Vigilância Sanitária no quadrimestre: Atendimento / Reclamações – 58; Inspeções Diárias – 251; Inspeções Noturnas – 68. Licenças: Inicial – 2; Renovação – 7; Determinações Técnicas / Notificações – 125; Auto de Infração – 11; Auto de Imposição  de  Penalidade – 4; Notificação  de  Recolhimento  de  Multa  – 2; Interdições – 3. Laudo Técnico de Avaliação (Analisados) – 21; Laudo Técnico de Avaliação (Deferidos) – 2; Laudo Técnico de Avaliação (Indeferidos) – 7. Saúde do Ambiental: Ambiente Livre de Tabaco – 149. Dados atinentes à Zoonose no quadrimestre: Dengue / Visitas realizadas para bloqueio – 23.511; Pontos estratégicos instalados – 92; Visitas a pontos estratégicos – 87; Notificação de casos suspeitos – 41; Investigação de denúncia – 29. Dados relativos a animais sinantrópicos: Visitas e orientações sobre roedores – 2; Casos de leptospirose notificados – 2; Retirada de vespas e abelhas – 20. Análise da qualidade da água Pró-Água: Amostras colhidas – 84; Análise de laudos – 84. Cães e gatos: Eutanásias realizadas em cães – 1;  Investigação de denúncias de maus tratos a cães – 21;  Investigação de denúncias de agressão por cães e gatos – 40; Investigação de denúncias de maus tratos a gatos – 1. Dados relativos à Vigilância Epidemiológica em relação à Doenças transmissíveis notificadas: Coqueluche – 2; Meningite – 7; Hepatites Virais (A, B e C) – 17; Sífilis em Gestante – 14; Sífilis não especificada (adquirida) – 16; Sífilis Congênita – 10. Doenças não transmissíveis notificadas: Dengue – 50; Leptospirose – 6. Outras notificações: Acidentes por animais peçonhentos – 10; Atendimento Antirrábico – 67 (valor correto); Intoxicações Exógenas – 14; Violência – 305; Acidente com material biológico – 2; Acidente de Trabalho – 13. Violência doméstica contra a criança e adolescente – 65; Violência doméstica contra a mulher – 127; Violência contra o homem – 99; Violência contra o idoso – 6; Violência sexual – 8. Detalhamento acerca da vacinação em menores de 1 ano: Penta Valente – 2.384; Poliomielite inativada (VIP) – 2.155; Rotavírus – 1.641; Pneumo 10 Valente – 1.608; Meningococo Conjugada C – 1.568; BCG – 547; Hepatite B – 710; Influenza (Gripe) – 132. Detalhamento acerca da vacinação em maiores de 1 ano: Dupla Adulta – 2.793; Tríplice Viral – 2.067; Tríplice Bacteriana – 1.704; Hepatite B – 1.300; DT / DTPA (Dupla adulto e tríplice bacteriana acelular adulto gestantes) – 1.201; Febre Amarela – 1.273; HPV (Sexo feminino) – 936; Hepatite pediátrica – 841; HPV (Sexo masculino) – 753; Varicela – 741; Influenza H1N1 – 155; Raiva (Cultura de células vero) – 74; Pneumocócica 23 Valente – 45; DTPA  Tríplice bacteriana (Difteria, Tétano, Coqueluche) – 1. Em relação às doenças notificadas, o Secretário acrescenta os seguintes detalhes: Casos de H1N1 notificados – 7; Negativos – 6; Positivo – 1. Casos de dengue notificados – 50; Negativos – 48; Positivo – 2. Casos de Chikungunya notificados – 3; Negativos – 3; Positivo – 0; Importados – 0. Casos de zika vírus notificados – 2; Positivos – 0; Negativos – 2. Dados relativos  Ambulância / Transporte: Transporte sanitário – 5.056; Hemodiálise – 3.690; Hospitais e Clínicas da Região Metropolitana – 446; Atendimento a outros setores da SMS – 676; Acamados – 121; Radioterapia e Quimioterapia – 119; Ortopedia retorno pós-cirúrgico – 37; Produtividade Auxiliar de Enfermagem – 106; Distância percorrida pela frota da SMS – 79.695 km. Tratamento fora do domicílio: Físico – 15; Financeiro Despesas – R$ 3.700,00. Dados relativos ao SINASC (nascimentos) no quadrimestre: Normal – 571; Cesárea – 422; Prematuros – 17; Natimorto (Óbito Fetal) – 10; % Natimortos x Partos – 1,02%. Descrição das causas de óbitos: Causas mal definidas – 84; Malformação congênita e anomalias cromossômicas – 3; Hipóxia intrauterina (fetal) – 10;  Doenças do aparelho geniturinário – 11; Doenças do sangue, órgãos e transtornos imunológicos – 16; Doenças do aparelho digestivo – 17; Doenças endócrinos nutricionais e metabólicas – 21; Causas Externas (acidentes / agressões) – 28; Doenças do sistema nervoso – 33; Neoplasias – 34; Doenças do aparelho circulatório – 36; Doenças do aparelho respiratório – 42. Dados relativos à assistência farmacêutica e controle de materiais: Prescrições atendidas provenientes das Unidades de Saúde – 100.386; Prescrições não atendidas – 16.856; Medicamentos controlados – 8.885; Mandados Judiciais: Físico – 220 (valor correto), que representou financeiramente uma despesa de R$ 141.552,66. Insumos para Glicemia: Tiras reagentes disponibilizados para a Rede Básica de Saúde – 290.660. Variedade de medicamentos disponibilizados: Padronizados pelo Município – 290; Dose Certa – 61; Materiais de enfermagem – 267. Fazendo uso da palavra os vereadores Antonio Marcos Atanazio e Claudio Ramos Moreira demonstram preocupação com a dificuldade enfrentada pelo município na abertura de processos licitatórios, em especial aqueles voltados a compra de medicamentos para as unidades básicas de saúde. O Secretário informa que a licitação para compra de medicamentos deverá ser publicada ainda no mês de agosto. Dados relativos à Farmácia Popular do Brasil: Receitas atendidas segundo a procedência da prescrição no SUS – 4.899; Particular – 2.368; Receitas  atendidas segundo o Município de residência: Ferraz de Vasconcelos – 5.923; Outros Municípios – 1.481; Vendas no período – R$ 26.755,50 (valor correto); Dispensação de subsídio – R$ 13.797,70 (valor correto). Em seguida, passa a discorrer acerca dos Recursos Humanos da Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos: Estatutário – 474; CLT / Temporário – 168; Celetista – 79; Frente de Trabalho – 31; Programa Mais Médicos e Provab – 18; Comissionado – 6; Estadual – 4; Federal – 1; Estagiário – 1; Total de servidores – 782. O Secretário aproveita para informar que trinta e três (33) médicos realizam  hora extra. Dados relativos ao montante e fonte de recursos aplicados no quadrimestre: Gestão da Saúde (Municipal) – R$ 14.809.305,64; Vigilância em Saúde (Federal) – R$ 250.820,70; Piso Fixo de Vigilância Sanitária “PFVISA” – R$ 10.708,90; Atenção Básica (Federal) – R$ 2.159.818,24; Assistência Farmacêutica (Federal) – R$ 354.692,72; Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (Federal) – R$ 1.175.634,24; Total – R$ 18.760.980,44. Em relação a receita orçamentária de recursos municipais: Receita de Impostos – R$ 11.783.174,51; Dívida Ativa – R$ 1.078.335,05; Juros e Multas de Impostos – R$ 360.512,52; Atualização Monetária – R$ 204.436,56; Transferências Federais – R$ 21.129.894,65; Transferências Estaduais – R$ 24.448.971,05. Total de receita de imposto e transferências – R$ 59.005.324,34; Valor mínimo de aplicação (15%) – R$ 8.850.798,65. Dados relativos a aplicação de recursos no quadrimestre: Gestão Administrativa – Empenhado R$ 28.329.553,44 e Realizado R$ 9.911.794,12; Atenção Básica – Empenhado R$ 701.485,21 e Realizado R$ 232.787,53; Assistência Ambulatorial – Empenhado R$ 450.164,75 e Realizado R$ 122.532,97; Suporte Profilático e Terapêutico – Empenhado R$ 180.635,08 e Realizado R$ 63.072,44; Vigilância Sanitária – Empenhado R$ 0,00 e Realizado R$ 0,00; Total Empenhado – R$ 29.661.838,48 e Total Realizado – R$ 10.330.187,06 (valor correto). Percentual de aplicação empenhado – 50,26% e Total de aplicação realizado – 17,50%. Terminada a apresentação dos dados, o Secretário coloca-se a disposição para esclarecer eventuais dúvidas acerca dos dados apresentados. O vereador Claudio Ramos Moreira questiona sobre a situação do prédio existente ao lado do Centro de Especialidades, localizado na Avenida Brasil. O Secretário afirma que aquele prédio, localizado ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, deverá passar por pequenas adequações estruturais e por uma reforma no telhado para receber, em breve, a unidade de Vigilância em Saúde. Fazendo uso da palavra, o vereador Eliel de Souza demonstra preocupação em relação ao atendimento da psiquiatria infantil. Que na última audiência pública o Secretário Municipal de Saúde relatou algumas invasões ocorridas na UBS da Vila Santo Antonio. Que na ocasião seria solicitada a colocação de grades para proteger o prédio.  O Secretário informa que não foram mais registradas invasões naquela unidade. Que infelizmente não foram colocadas grades para reforçar a segurança do local. Que em relação ao atendimento da psiquiatria infantil é necessário a abertura de concurso público para contratação de profissionais especializados na área. Que gostaria de aproveitar para manifestar seu desejo de instalar no município um Centro de Atenção Psicossocial Infantil, através de parcerias com OSS (Organizações Sociais de Saúde) e OSCIPS (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público). O vereador Pedro Paulo de Almeida questiona sobre a previsão de inauguração da Unidade Básica de Saúde do Jardim TV para atendimento adequado dos moradores daquele bairro e adjacências. O Secretário informa que não existe previsão para inauguração daquela unidade de saúde. O vereador Renato Ramos de Souza demonstra preocupação em relação ao centro de zoonose e da política pública de saúde da causa animal. O Secretário esclarece que todas as ações relacionadas ao bem-estar animal (controle populacional, política de adoção, posse irresponsável) são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Que cabe a Secretaria Municipal de Saúde o que for pertinente ao risco à saúde da população e vacinação dos animais. Que o município deve buscar recursos junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente para desenvolver programas para tratar desse problema. Com a palavra o Presidente do Conselho Municipal de Saúde afirma que há alguns anos existe um retrocesso na área da saúde. Que o COMUS deve trabalhar em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde para melhorar essa situação. Que medidas devem ser tomadas para tornar o atendimento mais humanizado, para capacitar os profissionais e para adquirir novos equipamentos para as UBS. Em seguida, o Presidente da Comissão passa a palavra a platéia para questionamentos da população. Com a palavra, o Senhor José Simões Duarte informa que realiza um trabalho no município para prevenção do uso de drogas. Que é morador do Parque São Francisco. Que existe uma deficiência relacionada a programas de prevenção do uso de drogas, em especial nas escolas do Município. Que protocolizou um pedido para que o Município implante um COMAD – Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas. Que o problema das drogas é um caso de saúde pública. Que visitou todas as Unidades Básicas de Saúde do Município e verificou que não existe nenhum panfleto e/ou cartaz orientando sobre a prevenção do uso de drogas. O Secretário reconhece a deficiência na divulgação de alguns programas de saúde. Aproveita para passar a palavra à senhora Gabriela Santos, Coordenadora da Saúde Mental, para que a mesma esclareça essas dúvidas. A Coordenadora parabeniza o trabalho do senhor José Simões Duarte. Que as parcerias são sempre bem vindas. Que apesar das dificuldades a Secretaria Municipal de Saúde busca desenvolver ações com a participação de diversos profissionais. Que apesar de pecar em alguns pontos, existem ações pontuais nas escolas voltadas a divulgação de programas relacionados à questão da dependência química.  Em seguida, sanadas todas as dúvidas da população e feitas as considerações finais, o Vereador Pedro Paulo de Almeida agradece a presença do Secretário Municipal de Saúde, equipe técnica, Vereadores, servidores, imprensa e população presentes e encerra a Audiência Pública às doze horas e cinco minutos.

 

Ver. Pedro Paulo de Almeida

Presidente da CPSECLT

   
Ver. Antonio Marcos Atanazio  Ver. Claudio Ramos Moreira
   
Ver. Eliel de Souza  Ver. Renato Ramos de Souza
   
Dr. Marco Aurélio Alves Feitosa

Secretário Municipal de Saúde